DIGITAL INSIGHTS - O fenômeno dos copos Stanley e a montanha-russa das tendências. Por Nathália Meireles.

Com o advento da internet e o constante fluxo de informações, testemunhamos todos os dias o lançamento de novos produtos. Um exemplo recente é o do copo da marca Stanley, que se popularizou através de vídeos curtos publicados na plataforma TikTok, conquistando a todos.

Nesse contexto, as redes sociais, como Instagram, Twitter e o próprio TikTok, têm desempenhado uma influência significativa nas decisões de compra, por meio de estratégias de marketing como prova social e exclusividade para gerar desejo por produtos.

O caso dos copos da marca Stanley, particularmente o modelo Quencher, reflete o sucesso dessas estratégias, principalmente o marketing orgânico e de influência. Além do papel crucial das comunidades virtuais que, através do “boca a boca” digital, o produto se tornou conhecido e, assim, atingiu novos públicos.

Todavia, não bastam estratégias assertivas que, por si só, não são suficientes para que um produto se torne desejado e influencie diversas pessoas a comprá-lo. Para isso, é crucial compreender os perfis de comportamento do consumidor e adaptar o plano de lançamento do produto.

Dentro desses perfis estão: os entusiastas, os visionários, pragmáticos, conservadores e os céticos – o que evidencia a diversidade de abordagens na cadeia de consumo. À medida em que as empresas entendem os perfis comportamentais de seus públicos-alvo, torna-se possível alcançar resultados desejados, como exemplificado pelo boom dos copos Stanley no mercado.

Outro ponto a ser analisado é a verdadeira montanha-russa das tendências que rodeiam o mercado, onde o consumo imediato ganha cada vez mais destaque. Isso ilustra o quão volátil são as tendências. Num momento estão em alta e todos “desesperados” para comprar o mais rápido possível… e… dias depois, se entra no “mar do esquecimento”. O consumo acontece cada vez mais rápido.

Produtos como o copo da Stanley surgem da análise das principais tendências e comportamentos dos consumidores que são público-alvo, exemplificando uma abordagem voltada para um estilo de vida saudável. Assim, fica evidente a importância de compreender profundamente o mercado e seus consumidores para o sucesso sustentável no cenário atual.

Em resumo, com a análise do caso dos copos da marca Stanley modelo Quencher, impulsionados pela estratégia de marketing digital e influência nas redes sociais, revela a importância crucial de entender os perfis comportamentais dos consumidores.

A crescente volatilidade das tendências e a era do consumo imediato exigem não apenas estratégias de lançamento bem sucedidas mas, também, uma compreensão profunda das necessidades dos consumidores e seus estilos de vida.

Além disso, o caso nos mostra a extrema capacidade das marcas em adaptar-se rapidamente às mudanças nas preferências. Por fim, a
conclusão a que chegamos é clara: o bom conhecimento do consumidor é a base essencial para o sucesso no mercado atual.

Nathália Meireles é especialista em Marketing Digital, com foco em conteúdo direcionado para as áreas de Transformação Digital, Inovação e Marketing. Graduada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), cursa pós-graduação em Marketing Digital e Transformações Empresariais na Universidade Cruzeiro do Sul. Acredita que a escrita tem o propósito de estimular a geração de insights valiosos e contribuir para a sociedade. Além disso, é a mente por trás do blog Dig. Insights Hub, em que atua como criadora e escritora.