DIGITAL INSIGHTS - O consumo de 'podcasts' no Brasil. Por Nathália Meireles.

Bem-vindos à nova era do áudio. Conheça a maior e mais inovadora forma de conectar-se e gerar valor na vida dos consumidores brasileiro: o podcast.

A cada ano,o consumo do formato de áudio cresce, conquistando todo o país e influenciando a novos hábitos. A consolidação da era digital impactou todos os segmentos existentes, desde o setor de especiarias até o de portaria eletrônica. Em todas as áreas, o mercado teve que se adaptar aos novos hábitos de consumo dos seus clientes.

Com a indústria do áudio não foi diferente. O Spotify, plataforma de streaming de música e podcasts, e mais recentemente, videocast, trouxe inovação para o setor, mudando totalmente a forma de se consumir conteúdo de áudio.

Para acompanhar o comportamento do consumidor e sua maneira de consumir conteúdo, grandes e médias marcas decidiram investir em seu próprio podcast. Exemplos como Arezzo Cast (Grupo Arezzo de sapatos), PEPCast (Pepsico) e Conexão Momento Saúde (Rede RD de farmácias) destacam a importância de acompanhar o comportamento e consumo de mídia de seus clientes.

De acordo com pesquisas, o termo podcast deriva do iPod – aparelho da empresa Apple que ajudou a popularizar o formato de “programa de rádio gravado” – e broadcast, que significa transmissão em português.

A origem do podcast, na verdade, remonta ao nome do produto em áudio gerado pelo podcasting, uma modalidade de publicação de arquivos de mídia sonora. Sua transmissão e distribuição ocorrem pela internet, seja ao vivo ou gravado.

A prática de consumir podcasts ganhou destaque a partir dos anos 2000, impulsionada pelo desenvolvimento tecnológico e pela popularização de dispositivos portáteis de mídia, como o iPod.

As principais plataformas de distribuição incluem o Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts. No Brasil, o primeiro podcast lançado foi o “Digital Minds”, de Danilo Medeiros, em 21 de outubro de 2004. O podcast falava sobre tecnologia em geral.

Medeiros era um entusiasta da tecnologia e começou a gravar o podcast para compartilhar seus conhecimentos com outros interessados. O podcast foi um sucesso instantâneo e ajudou a popularizar o podcasting no país.

Outros podcasts pioneiros no Brasil incluem o “Nerdcast”, (2006) pelo site Jovem Nerd, e o “Café Brasil” (2007) pelo jornalista e escritor Jô Soares.

Falando sobre o consumo de podcast no Brasil, vale compartilhar alguns dados levantados pela pesquisa realizada pelo Bus Podcast.

De acordo com a pesquisa, a maioria do público brasileiro é formado por jovens e adultos, entre 16 e 34 anos, sendo 52% mulheres e 48% homens, predominantemente da classe econômica C. A maioria acessa os podcasts pelo celular,e a região Sudeste é a que mais consome.

Apesar do crescimento, apenas 37 milhões de brasileiros ouvem podcasts, contra 83 milhões que ouvem rádio online, segundo a mesma pesquisa, o que surpreende, considerando o estrondoso crescimento dos podcasts.

Considerando os hábitos de consumo,é relevante explorar como a audiência absorve conteúdos digitais, mantendo-se atualizada sobre notícias ou assuntos específicos. Neste contexto, os podcasts são utilizados como fonte essencial de educação e informação, principalmente entre os jovens.

Além do impacto de consumo, houve o aumento de campanhas publicitárias nos programas. Muitas marcas perceberam a importância do ouvinte de podcast nas estratégias de marketing. Segundo o Comscore, o consumo de áudio por serviços de streaming chega a 13 bilhões de horas por mês no Brasil, dado crucial para as marcas.

Os podcasts estão influenciando significativamente os hábitos de consumo dos brasileiros, sendo uma estratégia eficaz de educar e informar os consumidores sobre produtos e serviços da marca. Além de compartilhar histórias, valores e propósito que acompanha a empresa. Dessa forma, podendo influenciar nas decisões de compra.

Por isso, grandes marcas estão se destacando ao desenvolver seus próprios podcasts, cuidadosamente selecionando temas que ressoam profundamente com as necessidades e interesses exclusivos de suas comunidades.

É provável que o podcasts continue a crescer em popularidade no Brasil nos próximos anos. As marcas que desejam se conectar com o público brasileiro devem considerar o uso de podcasts como uma estratégia de marketing.

Gostou do que leu? Espero que sim!

Agradeço por dedicar seu tempo à minha coluna, me sinto muito feliz. Continue me acompanhando! Explore outras colunas e artigos no portal do O.C.I. Você encontrará conteúdos fascinantes, pronto para expandir seus horizontes.

Te espero no próximo texto! Até mais!

Nathália Meireles é especialista em Marketing Digital, com foco em conteúdo direcionado para as áreas de Transformação Digital, Inovação e Marketing. Graduada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), cursa pós-graduação em Marketing Digital e Transformações Empresariais na Universidade Cruzeiro do Sul. Acredita que a escrita tem o propósito de estimular a geração de insights valiosos e contribuir para a sociedade. Além disso, é a mente por trás do blog Dig. Insights Hub, em que atua como criadora e escritora.