DIGITAL INSIGHTS - 4 tendências para o mercado de comunicação em 2024. Por Nathália Meireles.

Principal canal de conversa entre os clientes

Na era digital, ressalta-se a importância da comunicação para marcas e negócios, sendo o principal canal de interação com clientes e até mesmo com a concorrência. Por meio da comunicação publicitária e de estratégias de marketing, as empresas conquistam novos clientes, nutrem o relacionamento com os consumidores e fortalecem suas marcas.

As projeções feitas para a área da comunicação este ano têm como base tanto os anos passados quanto uma análise de mercado. Devemos levar em consideração que o consumidor final está em constante transformação, assim como as ferramentas tecnológicas.

A comunicação tem como base informar ao cliente sobre os produtos e serviços das marcas, sendo realizada em diversos formatos.

Diante disso, vamos refletir sobre as quatro principais tendências de comunicação em 2024 que irão movimentar o mercado.

As 4 principais tendências 

  • 1. Personalização avançada

Você já experimentou um serviço ou uma experiência totalmente personalizada? Se sim, gostou? A verdade é que faz uma diferença gigantesca quando as marcas adaptam sua forma de comunicação aos seus públicos-alvo.

A personalização se torna o diferencial para aquelas marcas que, em seu planejamento, buscam fortalecer a conexão com os seus consumidores e atrair novos clientes.

A maneira eficaz de implementar a estratégia de personalização avançada se dá por meio da análise inteligente dos dados e pesquisas de satisfação. Dessa forma, a marca comunica-se de forma clara, estabelecendo uma identificação significativa com o seu público. Essa estratégia não apenas melhora a experiência do cliente, mas também reforça o laço emocional entre a marca e o seu público-alvo, crucial para a construção de imagem da empresa.

  • 2. Autenticidade e transparência

Atualmente, os consumidores – principalmente os da Geração Z -, priorizam cada vez mais a transparência das marcas, conteúdos mais autênticos e com identificação.

Não basta apenas criar uma aba no site e informar a sua missão e seus valores, mas sim, gerar conexão. Passar a mensagem para os consumidores – porque eles não são apenas números, mas pessoas reais com necessidades reais.

Grandes marcas, como a The Body Shop, reconhecida por seus produtos de beleza cruelty-free (livre de testes em animais), e seu ativismo em questões ambientais e de direitos humanos, se destaca pela transparência em suas práticas comerciais e nas suas campanhas publicitárias. Dessa forma, gera conexão com o público e identificação daqueles que consomem seus produtos.

  • 3. Inteligência Artificial

Um dos grandes desafios para o mercado de comunicação é o uso estratégico da Inteligência Artificial. Não apenas no sentido de produtos, mas também por meio dos processos, principalmente para análise de dados e otimização da produção de conteúdo e apuração dos fatos relacionados às marcas.

O uso de ferramentas tecnológicas na comunicação visa facilitar o dia a dia de quem trabalha com notícias, artigos, planejamento de campanhas, entre outras atividades. Além disso, também há a opção de desenvolver a própria Inteligência Artificial, a fim de prover uma fonte ágil de respostas para dúvidas que podem surgir ao longo da jornada do cliente ou prospect.

  • 4. Sustentabilidade

Não é de hoje que os consumidores estão conscientes do impacto ambiental que as marcas causam. Para este ano, sustentabilidade não se trata mais como opção, mas uma responsabilidade real.

As empresas que buscam se destacar diante da intensa concorrência e conquistar os consumidores devem se posicionar e agir de maneira sustentável.

De forma inteligente e intencional, deve-se usar a comunicação como meio para transmitir uma mensagem de marca que abraça o meio ambiente e apresentar ações positivas para o mundo.

Conclusão

Em resumo, a comunicação desempenha um papel fundamental de interação entre as marcas e os consumidores, sendo crucial para conquistar novos clientes, cultivar relacionamentos e fortalecer a identidade.

Vimos que, no cenário de 2024, quatro tendências destacam-se como as principais do mercado de comunicação: a personalização avançada, que utiliza dados inteligentes para uma comunicação mais assertiva com o público-alvo; a autenticidade e a transparência, pontos importantes que desempenham um papel fundamental na conexão genuína com os clientes; a integração da inteligência artificial como ferramenta para otimizar processos; e a sustentabilidade – que deixa de ser opção e passou a ser responsabilidade de todos, inclusive das
empresas.

Nathália Meireles é especialista em Marketing Digital, com foco em conteúdo direcionado para as áreas de Transformação Digital, Inovação e Marketing. Graduada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), cursa pós-graduação em Marketing Digital e Transformações Empresariais na Universidade Cruzeiro do Sul. Acredita que a escrita tem o propósito de estimular a geração de insights valiosos e contribuir para a sociedade. Além disso, é a mente por trás do blog Dig. Insights Hub, em que atua como criadora e escritora.