Decisões nos levam longe e indecisões para longe. Por Neusa Medeiros.

Sendo sincera: a vida não é só o que acontece, mas também o que você decide. Às vezes, o nosso voo é raso e mesmo assim queremos chegar em lugares distantes. Como assim? Sem esforço, sem doação e até mesmo sem vontade, o resultado segue sendo pequeno.

Não entregue para o destino a solução dos seus percalços. Ele tem força, mas o nosso movimento pode ser transformador. Seja protagonista da sua vida, dos seus desejos, das suas vontades. Decisões nos levam longe e indecisões para longe dos nossos sonhos. O compromisso com a própria história deve ser prioridade.

Somos nós que escolhemos o que desejamos guardar dos momentos vividos. Como citou o poeta Guimarães Rosa, “o mais importante não é o chegar, nem o partir, mas sim a travessia”. Então, reconheça a sua força. Afinal, paz não é viver sem angústias, conflitos, tristezas, mas sobretudo é entender, aceitar e administrar as dores com toques de resignação, sem acomodação.

O certo é que às vezes a gente vence e em outros dias se aprende. Nada é em vão. Saiba identificar quando a vida pede uma pausa para que sejam alinhados os caminhos ou encurtadas as distâncias. Fique atento! Confie no processo!

Não adie momentos de alegria, nem abafe os sentimentos. Esteja inteiro na vida, para que ela realmente seja marcante. Não provoque feridas, nem subestime as tristezas do outro. Cada um sabe onde a dor aperta. Seja aquele que cura, que acolhe, que enxuga a lágrima, mas que também chora junto. Há dias em que se quer ouvir ou falar e há momentos para apenas saborear a presença.

Reconheça que ausência demais e falta de atitude em excesso não geram saudades, não promovem boas lembranças. Muito pelo contrário, levam ao esquecimento. Mesmo diante das adversidades, o certo é que entre o sonho e a realidade existe a coragem de se aventurar.

Então, reflita e decida. Escolha o caminho a ser trilhado, lembrando sempre que tudo tem consequências, inclusive as indecisões. Seja protagonista da sua história. Optar pela felicidade é um caminho sem volta. Não desista. Persista e lá na frente se orgulhe da trajetória percorrida.

Neusa Medeiros é jornalista, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior. Sócia-diretora da empresa Edição 3 – Comunicação Empresarial, com diversificada atuação na área. Atuou, por vários anos, como assessora de imprensa e professora universitária na Unisinos, e como colunista no Jornal VS, do Grupo Editorial Sinos, onde segue como colaboradora.