Dê um tempo ao tempo! Por Neusa Medeiros.

Não tente apressar o seu fluxo. É preciso passar por ele com maestria, sem fugas ou arrependimentos. Deixe-o agir. Saboreie tudo o que foi bom e não tente segurar os possíveis vacilos.

A gente nunca sabe como será o depois… até passar pelo tempo. Ele é soberano e implacável. Tem uma força imprevisível. É capaz de grandes transformações. Carrega consigo a superação. É dono do seu nariz e sabe aonde quer chegar. Não fala, mas dá sinais. Não confessa, mas deixa claro quando sim, talvez ou nunca. Desafia e nos joga por caminhos não percorridos. Sabe que mistura momentos de pura magia, mas também de perdas e dores.

O tempo, ah… esse danado, precisa passar no seu ritmo. Nem rápido demais e nem tão pouco devagar. Por vezes, é um choque de realidade que pode nos ferir por dentro, mas que nos fortalecerá para as próximas batalhas. Como não sabemos nada sobre essa teia infinita de situações, vamos questionando os “nãos” e desejando determinar o rumo dos fatos. Doce ilusão!

O tempo pode ser traiçoeiro, irônico, fugaz. Em algumas situações, iremos lidar com propriedade, outras poderão nos dominar. Nem sempre ele jogará no nosso time. É preciso entender o processo, secar as dores e aceitar que o fluxo é esse: viver e aprender o tempo todo, mesmo quando os planos são diferentes daqueles que sonhamos para nós.

E atenção, vale o lembrete! Não tente apressar o tempo de ninguém. Cada pessoa tem o seu momento. A velocidade que para nós pode ser acelerada, para o outro é possível que nem faça diferença. Tenha cautela nos julgamentos. E, se possível, não lamente o tempo que passou. Se foi vivido, já valeu. Lá adiante, talvez tudo ou muitas situações se expliquem.

Aceitar o seu ritmo e a sua lógica, tão enigmática, pode nos lançar para uma vida mais leve, onde a sabedoria venha acompanhada de resiliência. Ele mostrará do seu jeito, que tudo tem um propósito. Aceite, sem conformismos, mas com serenidade. Dói menos! E vale aqui aquela máxima do Lulu Santos: nem sempre é so easy (tão fácil) se viver! Dê tempo ao tempo!

Neusa Medeiros é jornalista, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior. Sócia-diretora da empresa Edição 3 – Comunicação Empresarial, com diversificada atuação na área. Atuou, por vários anos, como assessora de imprensa e professora universitária na Unisinos, e como colunista no Jornal VS, do Grupo Editorial Sinos, onde segue como colaboradora.