DNA DE MARCA - Conveniência e rapidez conquistam clientes na pandemia.

A vida de muitas pessoas mudou por conta do novo coronavírus. Tivemos que transformar nossas casas em um espaço multifuncional para trabalhar, nos divertir e descansar. Modificar nossa rotina inteira para o modo online, transformando nossa vida em um filme futurista. Por conta disso, o Google desenvolveu uma pesquisa para descobrir quais são os novos hábitos nesse período e o resultado mostrou que a conveniência e a rapidez se tornaram itens essenciais na hora de conquistar um cliente.

A pandemia acelerou a digitalização de processos, comunicação e ferramentas. Vimos feiras livres sendo transferidas para marketplaces, incluindo os pequenos vendedores a um mundo que antes eles nem imaginavam habitar. Estamos presenciando um processo de transformação digital que ocorre rapidamente e que não tem volta; podemos dizer que evoluímos 10 anos em 6 meses.

Segundo a pesquisa realizada pelo Google, as pessoas estão dispostas a pagar mais por conveniência e rapidez. Aplicativos de entregas nunca viram tantos consumidores utilizando o serviço e, além disso, as pessoas estão dispostas a pagar mais pelo frete para ter o produto com mais agilidade, algo muito bom para as empresas de transporte. Os consumidores também adoram sites que possuem uma variedade imensa de produtos, assim podem comprar desde produtos de limpeza até eletrônicos em um só lugar e pagando um único frete. Oferecer segurança e cuidado também é um item muito importante nesse momento; as marcas que mostram estar preocupadas com seus clientes são as que mais se destacam nesse momento.

Como observamos, o papel da loja física começa a mudar. Será que após a pandemia as pessoas vão continuar comprando online ou voltarão para seu hábito normal de gastar combustível para ir até suas lojas favoritas? A meu ver a loja física deverá oferecer uma experiência incrível que justifique sua existência; caso isso não ocorra, será difícil mudar o comportamento adquirido pelas pessoas durante a pandemia.

Maria Gabriela Tosin é graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Cursa especialização em Mídias Digitais na Universidade Positivo. É criadora do blog pippoca.com, atuou como pesquisadora na área de artes e mídias digitais e atualmente é analista de mídias digitais na Magic Web Design.