COMUNICAÇÃO E SUSTENTABILIDADE - Como a comunicação pode apoiar as organizações durante a crise pandêmica? Por Bruna Ribeiro.

Olá! Espero que esta publicação te encontre em segurança! Espero que você esteja bem!

Quando recebi o convite para compor o quadro de colunistas no Observatório da Comunicação Institucional, assumi o compromisso visando contribuir para a geração de conhecimento e a troca de experiências acerca do trabalho da comunicação na área da sustentabilidade. Preparei meu calendário, contando com, pelo menos, doze artigos que viriam a seguir uma linha condutora para o desenvolvimento do tema.

O que eu não esperava é que, em menos de três meses, estaríamos vivendo tamanha crise! No dia 11 de março de 2020, a Covid-19 foi declarada oficialmente uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde, devido ao seu grande impacto global.

E, nesse contexto de rápido avanço da doença, todos nós nos vimos diante da exigência de práticas que, há poucos meses, não imaginávamos. Medidas como restrições para ir ao trabalho, ir para a universidade, ir à academia ou mesmo a um restaurante. Além disso, novos hábitos de higiene passaram a ser estabelecidos, reivindicando recursos que se esgotaram rapidamente, como álcool em gel e máscaras respiratórias. O grande impacto econômico também está sendo previsto – já notado, especialmente, para alguns grupos da sociedade como profissionais liberais, autônomos, comerciantes e outras categorias.

Tendo em vista que as organizações influenciam diretamente a rotina e o estilo de vida das pessoas, suas decisões podem ter um impacto direto nas consequências dessa crise. Há algumas semanas, inclusive, percebemos uma pausa nas ofertas e uma mudança nas mensagens das organizações. Dentre essas mudanças, a adoção de medidas de contenção, além da promoção de ações sociais. E, pela real importância do papel das organizações neste momento, não há como evitar trazer este tema para a ‘mesa’.

Nesse sentido, alguns cuidados são determinantes para as organizações e, muitos deles, com relação direta à comunicação. A seguir destaco, alguns desses pontos de atenção e recomendações:

– Mantenha seus públicos bem informados: em meio a tantas incertezas, diretrizes e orientações são apresentadas diariamente às pessoas, que, por sua vez, precisam saber como isso afetará os seus direitos e as suas responsabilidades. É necessário que as organizações se mantenham conectadas aos funcionários e principais stakeholders. Portanto, estabelecer meios de comunicação padronizados para esta interação é fundamental.

– Lideranças precisam estar na linha de frente, comunicando-se com os funcionários: estabeleça um fluxo de comunicação ágil e frequentes com seus funcionários, a fim de mantê-los atualizados sobre todos os acontecimentos relevantes. Este canal aberto é primordial para o tratamento das dúvidas acerca da nova rotina de trabalho e dos desafios existentes neste processo – inclusive emocionais.

– Comunicação das práticas de responsabilidade social: este momento é crucial para as organizacionais reforçarem a seriedade dos princípios de responsabilidade social, diversidade e direitos humanos. De forma alguma, é hora para deixar esses temas de lado! E, nesse aspecto, é importante que a organização esteja atenta para que tais práticas de responsabilidade social correspondam ao compromisso e segurança dos próprios funcionários, fornecedores, além do gerenciamento das demais partes interessadas.

– Combata as fake news: a desinformação precisa ser combatida fortemente por toda as organizações, independente do setor de atuação. Nesse sentido, use o seu espaço de influência e expertise para o enfrentamento das fake news. Na prática, se necessário, disponibilize um canal que possa corrigir informações equivocadas e minimizar quaisquer riscos e ruídos na comunicação.

Em qualquer situação, especialmente em momentos de crise, é indispensável manter a comunicação ágil e transparente com seus diferentes públicos de relacionamento. A comunicação é primordial para amenizar os efeitos causados pela crise que estamos vivendo e continuará sendo um pilar essencial na retomada dos negócios, engajamento dos colaboradores e superação dos desafios.

Felizmente, sabemos que este momento vai passar! Até lá, vale o reforço de que o mais importante é todos nós fazermos a nossa parte, enquanto cidadãos, profissionais e organizações – sejam elas do primeiro, segundo ou terceiro setor. Vamos juntos!

Confira também outros conteúdos em minha página no LinkedIn (https://www.linkedin.com/in/ribeirobruna/) e no blog da ‘3 é Par – Conexões Sustentáveis’ (www.3epar.com.br).

Bruna Ribeiro é comunicóloga, com ênfase em Relações Públicas, especialista em Comunicação Organizacional (ABERJE) e Gestão da Sustentabilidade Corporativa pela Fundação Dom Cabral. Cofundadora da ‘3 é Par – Conexões Sustentáveis’, atua no desenvolvimento do valor da sustentabilidade em organizações privadas, públicas e não-governamentais. Mais conteúdos também no Instagram: @bruribeiroh.