O líder moderno é capaz de influenciar, incentivar e engajar a todos.
Mas para que seja esse líder moderno, é preciso que tenha algumas características no seu cotidiano para reforçar a sua condição perante a equipe.
Então, o que faz um líder moderno?
1. Valoriza ideias e opiniões: um líder moderno valoriza a participação de seus liderados, colegas e gestores, e através do incentivo à inovação e à criatividade, estabelece uma cultura colaborativa. Também fortalece o respeito pelas diferenças e constrói relações de confiança. Esse líder sabe ouvir ativamente a equipe, explorando ideias, opiniões e habilidades específicas de todos.
2. Possui poder de persuasão: a persuasão é uma das principais aptidões do líder moderno. Através do poder de comunicação e do questionamento, o líder incentiva os colaboradores a enxergar a mesma situação por outros ângulos, de modo a encontrar novas soluções e a assumir outras responsabilidades.
3. Reconhece as necessidades: o líder moderno sabe identificar necessidades, de forma a manter a gestão alinhada ao que realmente importa. Assim, é possível direcionar esforços para aspectos determinantes, como condições de trabalho, treinamento e capacitação e plano de carreira, de modo a eliminar as deficiências que cercam a equipe.
4. Apoia e incentiva: o líder moderno também utiliza a delegação como ferramenta para o aprendizado, mas continua apoiando e incentivando os colaboradores, para que essa experiência seja realmente positiva. O encorajamento e o entusiasmo fazem parte da rotina deste líder.
5. Identifica e prepara outros líderes: busca sempre identificar e preparar outros líderes, para que esse estilo de gestão se multiplique, juntamente com seus benefícios.
6. Pensa no indivíduo: de forma completa e não apenas no aspecto profissional. Por isso, é capaz de perceber e agir diante de problemas e dificuldades pessoais. Além disso, essa visão mais ampla permite iniciativas direcionadas a outros temas, como saúde, bem-estar, lazer e cultura.
7. Adota a humildade: atua com humildade, integrando-se à equipe, participando do dia-a-dia e orientando os colaboradores, sempre com simplicidade e maturidade.
8. Se preocupa com o coletivo: e com as necessidades da equipe, promovendo melhorias reais, resolvendo problemas e eliminando conflitos. Além disso, também estimula o aprimoramento e o desempenho profissional, a troca de conhecimentos, experiências e opiniões. Esse processo fortalece o time, tornando os colaboradores prontos para novos desafios.
E quais os resultados de um líder moderno?
Impactos positivos também podem ser vistos em importantes indicadores de gestão, tais como rotatividade, absenteísmo e engajamento.
Em linhas gerais, quando a liderança está direcionada às necessidades genuínas do time, não há desperdícios de energia e de recursos, pois o foco está bem definido e, assim, os resultados são extraordinários.
Com a formação de equipes mais preparadas, criativas e independentes, os processos e as rotinas diárias ganham em qualidade e agilidade, o que pode ser confirmado através de outros KPIs.
Paralelamente, os colaboradores passam a conviver em um ambiente mais saudável e produtivo, onde há respeito, trabalho em equipe e incentivo, além de novas oportunidades, aprendizados e experiências, que são interessantes para a carreira.
–
Marcelo Simonato é um executivo, escritor e palestrante especialista em desenvolvimento profissional e alta performance. Mais informações, acesse: www.marcelosimonato.com | E-mail: [email protected]