Como adaptar os pilares do 'Scrum' com 'home office'. Por Thais Rondam.

Olá, tudo bem? Depois de uma breve pausa para me reorganizar nesse período de incertezas e distanciamento social, retornei. Agora iremos tratar de coisas práticas e adaptações necessárias. Vamos lá?

Queríamos tanto sair do trânsito caótico das grandes cidades, ganhar produtividade e ao mesmo tempo qualidade de vida. Sim, em função da correria do dia a dia, reuniões intermináveis, viagens, ficávamos mais nas empresas do que em casa com a família. Não que isso fosse o problema central pois os compromissos assumidos precisavam ser cumpridos.

De repente, assumimos um novo papel estando em casa. Junto com o home office veio o convívio com família. Aprendemos a alinhar os horários de reuniões internas e com clientes com a vida escolar das crianças de forma remota.

Precisamos adaptar a boa e velha cadeira e mesa de cozinha para ser nossa estação. Outros adaptaram no quarto, mais privado e longe dos barulhos rotineiros de uma casa.

Nossos maiores amigos de cafezinho viraram os pets. Cachorros e gatos principalmente. E como deu certo! Nossos fiéis amigos ajudando a encarar toda essa mudança.

E a tal produtividade que desejávamos?

Os pilares do Scrum são transparência, inspeção e a adaptação.

A transparência é necessária para todos os envolvidos saberem o que está acontecendo e que as informações sejam repassadas completas. Não tem como apenas uma parte do time ter informações e outros não. É preciso ter comunicação eficaz em todas sprints agora de forma remota.

A inspeção é o acompanhamento constante de todo o fluxo de trabalho. Os líderes de processo, coordenadores e gerentes precisam estar muito alinhados e acompanhando sua equipe para o bom funcionamento e cumprimento das metas.

E a adaptação é saber falhar rápido para corrigir rápido. Não podemos ficar presos em erros, em algo que não funcionou ou que já foi avaliado que pode ser de outra forma.

Enquanto estávamos juntos na empresa, todo esse fluxo e interação funcionava de forma quase automática nos times. Com o home office, como acompanhar as necessidades de melhoria? É importante, em primeiro lugar, acharmos um método de organizar o trabalho. A equipe inteira precisa encontrar uma maneira de manter o sincronismo nos horários estipulados.

O Scrum pode ajudar nesse momento. Para esclarecermos, Scrum não é um processo, técnica ou um método definitivo. Em vez disso, é um framework dentro do qual você pode empregar vários processos ou técnicas. É muito usado por times de desenvolvedores na T. I. mas é facilmente adaptável para qualquer área de empresa.

A diferença do Scrum para algum método tradicional consiste na entrega através das sprints, ou seja, o tempo para entrega de atividades definidas previamente em um backlog que é a lista de atividades que precisam ser realizadas para a conclusão do projeto.

As sprints podem ser definidas de uma a duas semanas, dependendo da definição do time. Agora que estamos desconectados fisicamente pode ser adaptada de forma mais fracionada. Espaço menores de tempo com atividades mais curtas. Assim as entregas são mais rápidas e o entrosamento e motivação podem ser elevados.

O mapeamento e a verificação do andamento da sprint é realizada numa reunião diária chamada Daily Scrum. Com duração de 15 minutos no máximo. De forma objetiva, são respondidas três perguntas: ‘o que fiz?’, ‘o que farei?’ e ‘há algum impedimento?’.

Como está a execução dos pilares do Scrum no seu trabalho?

O Scrum é uma ferramenta maravilhosa e poderosa se usada corretamente. Se os pilares forem bem aplicados, mesmo um Scrum adaptado (conhecido como Scrum-but) dará bons resultados.

Thais Rondam é mestranda em Direção Estratégica de Tecnologia de Informação pela UNEATLANTICO (Universidad Europea del Atlántico) e UNINI Porto Rico (Universidad Internacional Iberoamericana). É analista de sistemas com MBA em Gestão de T. I., Gestão Empresarial, Scrum Master, especialista em Governança de T. I. atuando há mais de 20 anos em Tecnologia da Informação.