Começando a partir do fim. Por Neusa Medeiros.

Duas verdades precisam ser ditas e lembradas: nada desvia o destino, e tudo é temporário – inclusive a dor.

Pode estar escrito nas estrelas, no infinito, mas existem fatos que somente o coração é capaz de entender. Nem tente desvendar. Essa teia chamada vida, com as suas incontáveis conexões, nos permite cruzar com tantas pessoas, viver no fio da navalha, nos jogar sem rede de proteção, buscar longe oportunidades que podem estar bem perto.

O destino é capaz de apresentar situações aparentemente improváveis, que de forma lógica não seriam concretizadas, mas, como sempre, é aprendizado. Tudo o que é para ser seu encontrará uma maneira de chegar. Não duvide! Por quanto tempo permanecerá? Não é possível prever. O tempo é senhor do destino e sempre lança algumas armadilhas. É claro que tudo que cuidamos dura mais, então se a decisão é saborear cada momento, cultive de forma sincera e intensa. Algum dia tudo fará sentido. Aceitar os desafios e ficar atento aos sinais nos ajuda a entender que nada é em vão.

Se conhecer bem é necessário e fundamental. Um furacão pode te derrubar, mas… ele passando… é hora de se levantar. Reconstruir demora, mas vem com doses extras de mais força, mais autoestima, mais confiança, mais e mais sabedoria. Quando pensamos ser o fim, pode ser somente um novo recomeço, um outro despertar. Quantas vezes renascemos durante a nossa jornada? Incontáveis. Então fique atento, pois poderá ser um começar a partir do fim.

Como tudo é temporário, se os ventos estiverem soprando a favor, aproveite. Caso os planos estejam sendo interrompidos, refaça a rota. As atitudes mostram bem quem deve ficar e com quem podemos contar. Se você não inventou a tristeza, então tente se afastar dela. Se já curtiu a dor por um tempo, é hora de entender o processo e fazer as pazes com a cura. Se libertar!

Seguindo Clarice Lispector, concluo, que a vida deve ser vivida um dia de cada vez, que é para não perder as boas surpresas! Afinal, tropeçar também ajuda a caminhar, já dizia Guimarães Rosa.

Viva todas as possibilidades e aprenda com cada uma delas!

Neusa Medeiros é jornalista, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior. Sócia-diretora da empresa Edição 3 – Comunicação Empresarial, com diversificada atuação na área. Atuou, por vários anos, como assessora de imprensa e professora universitária na Unisinos, e como colunista no Jornal VS, do Grupo Editorial Sinos, onde segue como colaboradora.