Na descrição de estratégias ‘Mobile Marketing’ é toda ação de marketing que envolve dispositivos móveis.
Para entender o contexto do Mobile Marketing elaborei essa análise com alguns conceitos de autores importantes do Marketing Digital. O ‘Marketing para Mobile’ tem por principal fonte de gatilho o cenário atual da proliferação de tecnologias e plataformas digitais que, segundo Gabriel (2012, p. 39), ‘(…) quando somadas as plataformas e tecnologias tradicionais oferecem um cenário fértil para as mais diversificadas ações em virtualmente qualquer área do conhecimento’.
Tal ambiente de interação entre o tradicional e o digital possibilitou muito mais que um canal de comunicação; ofereceu algumas vantagens como mensuração de dados, capacidade de trabalhar as relações nos ambientes materiais, sociais e/ou tangíveis, e uma melhor análise comportamental do público. A propagação de informação através de tecnologias móveis transformou o tempo presente em uma esfera universal de conteúdos e notícias pois o acesso livre e disponível na palma da mão é capaz de criar e cocriar diferentes ações e conteúdos em tempo real, como afirma Gabriel (2012, p. 48): ‘(…) o aumento da densidade de informação no tempo presente… enquanto no passado as possibilidades de obter informação estavam limitadas a um número determinado de fontes e origens… hoje, em cada dado instante, o volume de informações geradas em tempo real por um número incontável de fontes e origens inunda o presente’.
Os dispositivos móveis facilitam uma proximidade alicerçada na capacidade de acesso e interação, a qualquer momento e em qualquer lugar. O estudo refere-se ao nível de mudança e relevância no comportamento do consumidor em função de aparelhos móveis disponíveis e a concretização de atividades de marketing possíveis através do dispositivos mobile; logo, o comportamento do consumidor diante da utilização móvel. Uma das afirmações mais importantes dentro dessa análise foi abordada por Gabriel (2012, p. 83) quando diz que ‘o futuro é mobile porque a natureza humana é mobile, e as tecnologias digitais não apenas estão eliminando todas as restrições que nos impedem de exercitar nossa mobilidade instintiva, como também as estão alavancando’.
Todas as muitas técnicas e tecnologias desenvolvidas ao longo da evolução humana tiveram como objetivo ampliar e facilitar nossa mobilidade de comunicação e interação. A disseminação tecnológica nas últimas décadas proporcionou a proliferação e diversidade de mídias, tornando o ambiente fértil para desenvolvimento de processos transmidiáticos. A atuação favorecida pela tecnologia também trouxe novas ferramentas e mais atividades interativas em plataformas online, ampliando a conexão com consumidores.
Nokia: Go Play – 4th Screen – vídeo da Nokia de 2007 e que ainda representa muito na história do avanço de tecnologias na comunicação:
Uma das recentes comprovações do crescimento do Mobile Marketing foi noticiada no website Marketeer, um portal de notícias e conteúdos da área de marketing e afins, em uma postagem de outubro de 2018, a qual dizia que ‘na Europa, 44% das transações já acontecem via mobile’, e outra, não muito distante – em julho de 2017 -, dizia que ‘o mercado publicitário referente a dispositivos móveis cresceu 60,5% na Europa no ano passado, atingindo os 63 bilhões de euros, a nível mundial, segundo os dados divulgados pela IAB Europe, IAB e IHS Market 2017’.
A propagação e o aumento nos investimentos em Mobile Marketing tem uma relação direta com hábitos do consumidor e com a evolução no ambiente de maior interação do usuário com a comunicação, permeando os universos desde os primeiros meios de comunicação e marketing até as evoluções conhecidas hoje via mobile, como exemplificado no vídeo acima.
Fonte: Gabriel, M. C. C. (2012). Arte transmídia na era digital (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo).
–
Bianca Andrade – Marketing Consultant na A/B Marketing. Experiência de 9 anos em Marketing, Digital e Comunicação, na gestão de Saúde e Bem-estar. Formada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela UCB, MBA em Marketing Digital pela UVA, Especialização em Marketing Estratégico pela FGV e Mestranda em Marketing e Negócios Digitais pela UPT em Portugal.
[email protected] / www.abmarketing.pt