MUITA ATENÇÃO aos mantras antes de recitá-los.

A-S-G.

A primeira ação de todo e qualquer educador ou líder empresarial deve ser bem comunicar-se com seus alunos e/ou liderados. No princípio é o verbo.

Este pensamento está na base de nossa vida – como cidadãos, executivos, professores, pesquisadores e, mais recentemente, como ativistas – aqui no Observatório da Comunicação Institucional.

Administração sem boa comunicação não há. Não dá pé, não dá liga, não dá senso de pertencimento, não dá trabalho colaborativo.

Outra coisa muito importante: é preciso desmistificar sempre. Explicar os objetivos e evitar as “teorias” que nascem da falta de informação.

O apego à clareza e ao diálogo franco requerem também afastar os mantras importados. E não aceitar as imposturas da moda vendidas top-down, e “mantras” fáceis.

Assim, se você fala português – e são 9 os países lusófonos -, não use E-S-G. Adote A-S-G; trinômio correto para significar suas preocupações ambientais, sociais e de governança.

D-E-I.

Diversidade, Equidade, Inclusão. Eis aí mais mantra imposto de cima para baixo e – como tal – repetido ad nauseam sem pensar. Igualzinho à impostura anglófona E-S-G.

Mas… vamos lá

Se as organizações querem colocar em prática o trinômio (mais um…) – D-E-I, precisam buscar critérios estatisticamente válidos para tal.

Nos processos de recrutamento e seleção, abrir o mesmo número de vagas para homens e mulheres. Fácil. (E, depois, claro, pagar o mesmo salário nas mesmas funções).

Nos mesmos processos de recrutamento e seleção, abrir vagas proporcionalmente – de acordo com a faixa etária relativa à localidade das mesmas.

Diversidade de verdade

Abandonar o fenótipo nas contratações. Utilizar como critério objetivo na disposição das vagas diversas – para que sejam diversas mesmo – uma característica que a própria pessoa não possa alterar.

Bem entendido que os casos individuais PcD cobertos pela legislação vigente devem constituir o único modo de excepcionalidade.

O resto é demagogia e blá-blá-blá.

CLIPPING – Estreou ontem na Brasil Paralelo mais um programa “Face Oculta” – LINK.