É possível falar em imagem de marca de país?

Como professor de fundamentos, de vez em quando, remeto-me a textos que ‘me fizeram a cabeça’ – e aqui está um sobre marca, de autoria do professor José Henrique de Carvalho, de quem fui aluno no IPCS/UERJ.

LINK – https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/logos/article/view/16427/12248

COMENTÁRIO

A produção deste texto (editado em 1995) data de 1993 – ano anterior ao de publicação do livro ‘Marketing Places’, de Philip Kotler – que, no Brasil, teve o título pessimamente ‘traduzido’ para ‘Marketing Público’.

Pensar nas técnicas de marketing aplicadas a lugares (recantos, cidades, países) era algo incipiente e o mestre abordava – com sua costumeira competência – o tema.

Sobre Marcondes Neto

Bacharel em Relações Públicas pelo IPCS/UERJ. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, sob a orientação de Margarida Kunsch. Professor e pesquisador da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ. Editor do website rrpp.com.br. Secretário-geral do Conrerp / 1a. Região (2010-2012).