Deu no website Presença Online, por Marcelo Vitorino, em 25/02/2019:
Fiz um levantamento sobre o uso de redes sociais de alguns dos principais partidos brasileiros e também alguns dos internacionais. Quem me conhece sabe que sou radicalmente contra julgar um trabalho apenas por métricas de engajamento virtual, e esse quadro não é sobre isso. A tabela dá um panorama sobre a dedicação dos partidos em cada um dos canais e nenhum concentra as melhores métricas de todos.
A quantidade de exibições de vídeos no YouTube dos canais do Cambiemos e do PSOE, é impressionante, principalmente quando levamos em consideração o número de eleitores na Argentina e na Espanha. No Brasil é evidente o surgimento do PSL focado em vídeos e fotos, usando prioritariamente Youtube e Instagram. O Novo escolheu Facebook e Instagram.
No Twitter as métricas são dominadas pelos partidos tradicionais, MDB, PSDB e PT, sendo também os que mais publicam na plataforma. Na tabela também fica evidente a falta de preocupação com a comunicação digital por parte de vários partidos. O Podemos, por exemplo, tem apenas 37 vídeos publicados no Youtube, ganhando apenas do Democratas, com 10. Para o PDT, o Instagram não merece atenção. Não encontrei contas do PTB e do PSD na plataforma.
Um detalhe que nem está na tabela, mas acho importante ressaltar: uma grande parte dos sites dos partidos não usa certificado digital, se mantendo ainda com http ao invés de https, o que exibe um aviso de ‘site não seguro’ ao ser acessado.
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Marcelo Vitorino é consultor e professor de comunicação e marketing político pela ESPM e pela Presença Online.