Como partidos políticos usam a internet no Brasil.

Deu no website Presença Online, por Marcelo Vitorino, em 25/02/2019:

Fiz um levantamento sobre o uso de redes sociais de alguns dos principais partidos brasileiros e também alguns dos internacionais. Quem me conhece sabe que sou radicalmente contra julgar um trabalho apenas por métricas de engajamento virtual, e esse quadro não é sobre isso. A tabela dá um panorama sobre a dedicação dos partidos em cada um dos canais e nenhum concentra as melhores métricas de todos.

A quantidade de exibições de vídeos no YouTube dos canais do Cambiemos e do PSOE, é impressionante, principalmente quando levamos em consideração o número de eleitores na Argentina e na Espanha. No Brasil é evidente o surgimento do PSL focado em vídeos e fotos, usando prioritariamente Youtube e Instagram. O Novo escolheu Facebook e Instagram.

No Twitter as métricas são dominadas pelos partidos tradicionais, MDB, PSDB e PT, sendo também os que mais publicam na plataforma. Na tabela também fica evidente a falta de preocupação com a comunicação digital por parte de vários partidos. O Podemos, por exemplo, tem apenas 37 vídeos publicados no Youtube, ganhando apenas do Democratas, com 10. Para o PDT, o Instagram não merece atenção. Não encontrei contas do PTB e do PSD na plataforma.

Um detalhe que nem está na tabela, mas acho importante ressaltar: uma grande parte dos sites dos partidos não usa certificado digital, se mantendo ainda com http ao invés de https, o que exibe um aviso de ‘site não seguro’ ao ser acessado.

LINK – https://www.instagram.com/p/BuSgaGjgtqj/?utm_source=Presen%C3%A7a+Online&utm_campaign=936bc744a0-EMAIL_CAMPAIGN_2019_02_25_09_29&utm_medium=email&utm_term=0_79f9afc22b-936bc744a0-207549317

Marcelo Vitorino é consultor e professor de comunicação e marketing político pela ESPM e pela Presença Online.