Quanto custa a assessoria de imprensa? Por Maria Carolina Rossi.

– O que é assessoria de imprensa e quanto custa?

Essas são duas perguntas frequentes que serão esclarecidas neste artigo. Para começar, gostaria de esclarecer o papel da assessoria de imprensa dentro de uma Agência de Comunicação. A estratégia possibilita que você ou sua empresa saiam na imprensa como “mídia espontânea”.

E de que forma você, cliente, aparece? Como uma fonte para falar sobre sua especialidade – e, isto, sem custo, diferentemente de publicidade paga.

– Mas como funciona o trabalho de assessoria de imprensa?

Vou citar o seguinte exemplo: já pensou como os veículos de comunicação escolhem os entrevistados para participar das coberturas jornalísticas? Em matérias na TV, rádio, podcasts, artigos? Muitas vezes, os profissionais – “especialistas” – que aparecem, contam com uma assessoria de imprensa.

A assessoria de imprensa, pois, ajuda a divulgar seu trabalho por meio de textos, artigos e relacionamento com os jornalistas.

Quando você vê um artigo de opinião no Estadão ou mesmo “aspas” de um especialista em um tema, a assessoria de imprensa o ajudou por meio de relacionamento com jornalistas. Há grande possibilidade de se trabalhar com uma assessoria de imprensa a qual ajuda a divulgar pautas/temas da sua expertise e sugeri-lo como fonte.

– Quem pode ter assessoria de imprensa?

Qualquer especialista que seja fonte para falar sobre um assunto de sua expertise pode ter assessoria de imprensa. Médicos, advogados, dentistas, esteticistas, cirurgiões plásticos, construtores, psicólogos, veterinários, arquitetos, professores e até os próprios assessores de imprensa.

Todos os profissionais, marcas e empresas podem contar com assessoria de imprensa – que auxilia a trazer autoridade e credibilidade para um especialista/marca.

– E, afinal, quanto custa a assessoria de imprensa?

Isso vai depender muito da sua estratégia. Você pode optar por um pacote de divulgação mais pontual – para um lançamento de livro, produto, restaurante, por exemplo; ou mesmo experimentar um serviço de assessoria de imprensa mais continuo, a longo prazo.

Você pode solicitar um pacote que tenha mais a ver com a sua necessidade no momento, sempre pensando estrategicamente para seu negócio. Para isso, é necessária uma análise de cada negócio para traçar uma estratégia de comunicação. Não existe um valor fixo.

Aconselho sempre um call, sem compromisso, para entender cada necessidade.

Pacote de assessoria de imprensa contínuo

A maioria dos negócios que precisam fortalecer o nome da marca, ou mesmo se manterem em evidência, deve contar com um trabalho de assessoria de imprensa contínuo. No trabalho de assessoria de imprensa contínuo essas empresas e especialistas estão sempre na mídia. Além disso, conta-se com a possibilidade de ajuda em uma gestão de crise de imagem pública.

Abaixo, listo as principais vantagens de contar com uma assessoria de imprensa para o seu negócio:

  • Assessoria de imprensa leva credibilidade para o seu negócio;
  • Por meio de entrevistas, publicações de artigos e matérias orgânicas é possível criar autonomia diante da imagem digital;
  • Assessoria de imprensa é acessível. Diferente do que muita gente pensa, não é caro contar com uma assessoria de imprensa para seu negócio;
  • É possível pensar em uma estratégia que caiba no seu orçamento. Solicite uma proposta, sem compromisso;
  • Assessoria de imprensa potencializa o seu nome no Google. Por meio de publicações nos principais veículos de comunicação é possível encontrar o nome da empresa/porta-voz facilmente em pesquisas no Google. Além disso, muitas matérias geram hiperlink para seu site;
  • Assessoria de imprensa em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Minas Gerais e em todo o Brasil – independente do local em que sua empresa está, é possível atingir os principais veículos de comunicação do Brasil e também no exterior;
  • Ajuda a potencializar a imagem de um porta-voz. Por meio de entrevistas, encontros de relacionamento com jornalistas e frequente aparição nas mídias, o porta-voz se torna referência e conhecido pelo seu nicho e no mercado.

E você, o que está esperando para investir em uma assessoria de imprensa e uma Agência de Comunicação para o seu negócio?

Maria Carolina Rossi é jornalista e sócia-fundadora da Comunica PR, agência de Relações Públicas.