NOVA ARTICULISTA: Danúbia Françoise - Saber e ensinar em tempos de mudança.

Saber e ensinar em tempos de mudança não é uma tarefa fácil para nenhuma das partes envolvidas. Chegou a hora de compreender o processo de aprendizagem à luz de um conhecimento reflexivo.

Tenho visto alguns colegas professores quase pirando nesta onda de epidemia para darem conta da adequação às videoaulas. Os professores não foram preparados para essa modalidade de ensino, os equipamentos que têm em casa, muitas vezes, não são suficientes para o trabalho que precisa ser realizado, enfim, um desafio.

Por outro lado, vejo também os alunos e suas famílias se descabelando para conseguirem cumprir todas as tarefas que as escolas têm enviado. Aulas on-line, prazo para entrega dos exercícios, uma loucura! Se não seguir o cronograma à risca, fica difícil acompanhar o andamento e aí vira uma bola de neve.

Enquanto a internet tem ajudado para não interromper os estudos, não podemos nos esquecer de que tudo isso está aumentando ainda mais o abismo das diferenças entre as escolas públicas e privadas. Quem tem acesso a um bom computador, internet veloz, ótimo! Mas, e quem não tem? É preciso lembrar que tudo isso custa e custa caro. Com várias famílias enfrentando filas para conseguir o auxílio de uma cesta básica e outros tipos de ajuda, a educação à distância torna-se uma realidade distante para grande parte dos alunos deste Brasil e até para muitos professores.

Saber e ensinar em tempos de mudança requer mais que obter dados, informações, títulos, busca de soluções e ações. É possível que a educação só consiga transformar o mundo quando os sujeitos envolvidos buscarem uma metodologia de trabalho e de reflexão que considerem o aprender e o saber como processos contínuos.

Não seria um bom momento para aproveitar melhor a convivência em família? Quem sabe, mexer naquela hortinha que ficou esquecida na correria do dia a dia? Atividades direcionadas nesse sentido não demandam recursos tecnológicos e podem trazer inúmeros benefícios, experiências que ficarão gravadas no HD humano.

Esta, sim, seria uma busca que sai do lugar comum e, portanto, exige a dedicação de um estudo que procure envolver diversas áreas do conhecimento para que os resultados obtidos tragam reflexões que, de fato, dialoguem com o mundo real.

O saber e o ensinar em tempos de mudança só serão capazes de trazer transformação se o conhecimento e as informações convergirem para ações concretas, aplicáveis no saber partilhado que o tempo todo é disseminado na grande teia do mundo midiatizado.

Danúbia Françoise é graduada em Comunicação Social/Jornalismo; Letras/Português e Espanhol e pós-graduada em Comunicação: Imagens e Culturas Midiáticas. Apaixonada pela área da comunicação, sente o maior orgulho de todas as experiências profissionais que já teve, passando por assessoria, sala de aula, locução, mestre-de-cerimônias, coordenação de curso, jornal impresso e por aí afora.