Comunicação na era do conhecimento. Por Eneida Leão.

Cada vez mais, o mundo empresarial vem se conscientizando da importância das pessoas na dinâmica dos negócios. Os consumidores deram lugar aos cidadãos e os empregados passaram a ser vistos como capital humano. Em parte, essa transformação de conceitos é decorrente das mudanças ocorridas no próprio processo de produção.

Com o estabelecimento de um modo de vida urbano e o avanço tecnológico, particularmente da informática e da comunicação, saímos dos “tempos modernos” das fábricas, para a “era do conhecimento”, do trabalho e da produção intelectual. Se, por um lado, robôs assumiram uma boa parte das tarefas, por outro, as pessoas ganharam novo valor no mercado.

Não raro, vemos corporações repensando seus modelos de gestão. Questões como formação de equipes transversais, gestão do conhecimento, cidadania corporativa e a preocupação em ser um bom lugar para trabalhar têm entrado na pauta de interesses de grandes empresários e executivos.

Mais do que modismos, ou dicas de “gurus” do meio empresarial, tais questões estão baseadas numa premissa incontestável: a sensível mudança no que hoje é considerado como diferencial competitivo. Não basta mais às empresas traçarem seus planos estratégicos pensando só no que elas querem ser, mas, sobretudo, em como elas querem ser reconhecidas.

Oferecer bons produtos ou prestar serviços com eficácia, operando com custos reduzidos, não é mais suficiente. É preciso ter capacidade para inovar, agregar novos valores, adaptar-se às mudanças, interagir positivamente com a comunidade. Há, também, uma forte preocupação com a sociedade que é, diariamente, construída.

As organizações passaram a assumir a sua responsabilidade. O desenvolvimento econômico tem de ser acompanhado pelo uso responsável dos recursos naturais e pelo cuidado com o impacto das ações no meio ambiente.

Nesse novo contexto, a padronização é substituída pela customização, a massa pela diversidade, a hierarquia pelas redes, o comando pela persuasão e o capital pelo conhecimento.

Eneida Leão é comunicadora social na UERJ.