ASPAS para a INOVAÇÃO: reconhecimento do 5R-INDEX por 4 especialistas.

No último dia 2 de dezembro, no lançamento do ‘Sistema 5R-INDEX’, inovação que o Observatório da Comunicação Institucional incubou durante os últimos 5 anos e meio, tivemos a oportunidade de ouvir – de viva-voz, numa Live – as impressões de 4 consultoras especialistas na grande área da Comunicação Corporativa, mas com diferentes viéses de atuação. Foram elas: Daniele Dantas, da área da Estatística Cultural no Rio de Janeiro; Marcela Argollo, professora na área de Compliance em São Paulo; Paula Ribeiro, empresária e formadora em Lisboa; e Rosângela Villa-Real, jornalista e branding expert no Rio de Janeiro.

A seguir, confira os principais trechos do que foi dito na Live:

Daniele Dantas

“Transparência pode ganhar materialidade e a comunicação é uma das melhores formas para se fazer isso. E ter uma métrica traz para a gente possibilidade de sintetizar. A Comunicação e a Administração se vinculam de maneira muito favorável para que se entregue um resultado, tanto para os parceiros internos como também para o mundo, de referências sobre os andamentos gerenciais, os alinhamentos entre políticas e práticas; aquilo que se espera e se deseja de organizações responsáveis. Ter um indicador como o 5R-INDEX tem uma contribuição não só conceitual, mas referência clara – porque se terá parâmetros para referenciar, para dar bases ao que se está declarando. Para mim é muito importante essa materialização da ferramenta ‘5R-INDEX’, enriquecendo o mercado e trazendo mais maturidade para o nosso trabalho na comunicação institucional em busca de uma transparência ativa… e pró-ativa.”

Marcela Argollo

“Como os fundos e investidores vão obter segurança nas informações? Através da transparência e da comunicação. Hoje, tempo de um capitalismo consciente, vemos uma mudança no campo da controladoria para algo muito mais estratégico, tendo suporte não só em relatórios, mas também em índices estratégicos – e toda essa questão E-S-G – relativos a bens tangíveis e intangíveis. E como se vai conseguir passar para os ‘stakeholders’ essa transparência? A ferramenta ‘5R-INDEX’ vem como um diferencial completo, inovador e estratégico para dar suporte a toda decisão de investimento de fundos. E governança não é apenas para empresas grandes, listadas em Bolsa de Valores. É para qualquer empresa, inclusive aquelas ‘startups’ que querem investidores, querem alavancar e crescer. Vejo a ferramenta como algo que vai proporcionar que as empresas se diferenciem e prosperem – e vai proporcionar também uma melhoria para esse mundo em que a gente vive, que nos dará apoio e suporte para que o mundo se transforme e que a gente entenda que é preciso, sim, ser transparente e ser ético.”

 

Paula Ribeiro

“No atual contexto ‘omnichannel’ – canais ‘on’ e ‘off-line’ integrados – como vejo o ‘5R-INDEX’ como um potencializador do processo comunicacional? Antes mesmo do objetivo maior de certificação que o indicador e o próprio Observatório da Comunicação Institucional almejam, vejo acima de tudo o novo indicador como um farol, um farol no meio da tempestade, que vai indicar a direção certa para empresas e organizações comunicarem melhor, de maneira eficaz e eficiente, o enorme contributo que é a transparência para sua reputação. Não basta só parecer, temos que ser. Isto começa nos ‘stakeholders’ internos. E quanto ao ‘5R-INDEX’, eu acredito que, em muitos casos, essa transparência pode servir para gerar um entendimento corporativo, e é a partir daí que se parte para ser transparente para seu exterior. Para além da certificação, de um selo, eu acho que o exercício, a própria metodologia de implementação do aplicativo ‘5R-INDEX’, vai trazer à consciência de muitos gestores – até para os mais distraídos – ações que ainda não foram ou sequer pensadas. Este grandioso projeto tem muito para dar e tem muito com o que contribuir… e este indicador pode exatamente vir a impulsionar a solução numa perspectiva geral e em perspectivas também específicas porque há muitos problemas para solucionar no contexto da comunicação.”

Rosângela Villa-Real

“Muito ouvimos falar de empresas melhores, um mundo melhor. Fala-se muito de confiança – e confiança é fundamental quando se quer ter um ‘great place to work’. Fala-se muito de E-S-G, de preocupação com o ambiente, o social e governança – todas essas coisas importantes para as organizações – muito além do ‘greenwashing’, ‘fake news’, e ‘práticas para inglês ver’. O Índice de Transparência Ativa ‘5R-INDEX’ é realmente uma inovação. Nesse trabalho houve muita perseverança e amor, o que criou essa primeira norma, a primeira métrica, o primeiro indicador de mercado para aferir a transparência das empresas públicas, privadas, do terceiro setor, e como funciona o próprio Observatório da Comunicação Institucional para o indicador – uma espécie de ISO para ‘compliance testing’ transversal sob o viés da comunicação organizacional. Este é o primeiro exame de vulnerabilidades e riscos de crises de imagem pública, proporcionando uma Auditoria Funcional da Comunicação Organizacional sob cinco instâncias/demandas de todas as organizações – em mais de 200 quesitos; o reconhecimento no meio social, o relacionamento com públicos-chave, a relevância no segmento de atuação, uma reputação administrada e a resiliência institucional. Quem, como eu, acompanhou esse trabalho do professor Marcondes Neto – viu como ele foi um fiel escudeiro de sua tese e o quanto ele se dedicou, à seriedade do trabalho – que é inteiramente voltado para o coletivo, colocando o aplicativo como um sistema aberto ao uso (em nuvem) via auto-exame.”

Manoel Marcondes Machado Neto

“A tese na base desta inovação é que sem comunicação não há transparência. O campo científico da Comunicação tem um papel a cumprir, ao lado do Direito e da Ciência Contábil, na governança corporativa, em uma ação de ‘deliverance’ de transparência, saindo de uma situação que denomino ‘passiva’ – que joga a responsabilidade e o trabalho de buscar a informação nas costas de quem a demanda – para uma situação de transparência imediata, uma ‘transparência ativa’, verdadeira tradução para o conceito de ‘accountability’. É uma sorte o encontro das pessoas que estão – como Daniele Dantas, Marcela Argollo, Paula Ribeiro e Rô Villa-Real, entre outras, no entorno desse projeto, no Observatório da Comunicação Institucional.”

Acesse a íntegra da Live de Lançamento do ‘Sistema 5R-INDEX’ neste link.

Acesse a página do Grupo de Pesquisa CNPq liderado pelo autor neste link.