A eficácia do 'networking'. Por Isabella Pinheiro.

O networking é uma aptidão que ajuda a encontrar, desenvolver e assumir o controle de novas ligações comerciais ou oportunidades de carreira. O networking – formal e informal – pode criar situações benéficas mútuas com os outros.

O objetivo geral do networking é conhecer pessoas semelhantes, partilhar informações e procurar novas oportunidades. Também pode ajudar a criar ligações mutuamente vantajosas com outras pessoas, desenvolver a carreira ou até desenvolver negócios. Networking acontece todos os dias, seja pessoalmente ou on-line. O pessoal é qualquer tipo de situação que envolva a sua presença física na companhia de outras pessoas.

O on-line pode acontecer através da comunicação nas redes sociais, como o LinkedIn. O networking informal acontece frequentemente. Pode incluir a socialização com os colegas ou a interação nas redes sociais. Porém, também pode ser proativo na procura de oportunidades. Este é o chamado networking formal – que começa com a intenção de conhecer novas pessoas ou empresas para desenvolver a sua empresa ou carreira. Inclui também a presença em eventos de setores e a participação em sessões de networking estruturadas numa conferência, por exemplo; reunir regularmente com profissionais de empresas semelhantes à sua ou ser membro de uma associação profissional com atividades organizadas de networking.

No mundo digital atual, o networking on-line pode ter uma importância igual, se não maior do que o networking pessoal. Com o crescimento da comunicação digital e das redes sociais o networking on-line pode ser mais rápido, eficaz e ter um maior alcance do que o equivalente pessoal. No entanto, o contacto pessoal continua bem vivo e não deixa de ser uma aptidão empresarial e social essencial.

Pessoalmente, o networking permite estabelecer ao longo dos anos uma grande quantidade de contatos. Permite que você crie relações profissionais realmente duradouras. Suas aprendizagens e aptidões também se desenvolvem com este trabalho, ao ter uma rede mais sólida na qual se partilham informações.

As relações baseadas na confiança precisam de tempo. O tempo que investir nas suas redes determina a eficiência das mesmas e, sem dúvida, colhemos o que semeamos. É por isso que é importante planejar com rigor a abordagem ao networking, porque o seu tempo é valioso e usá-lo sem eficácia não beneficia nem a sua empresa nem a sua carreira.

Imagem: freepik.com

Isabella Pinheiro é analista de Marketing e gerente de Mídias Sociais.

@isaumagarota