2021, pegue a vida em suas mãos! Por Laize Barros.

Viver é partir, voltar e repartir
Partir, voltar e repartir
Viver é partir, voltar e repartir
Partir, voltar e repartir

É tudo p’ra ontem – Emicida

2021 abre as portas para nós depois de uma travessia desafiadora. Será um novo ano de recomeços e aprendizados, de pegar a vida em nossas mãos!

Tempos de repartir, viver e repartir uma nova era se houver maior integração entre os diferentes e desiguais com consciência social. Se usarmos nosso aprendizado na crise em benefício de todos, 2020 terá valido a pena, mas esta resposta está em construção.

A conquista de ontem será concretizada hoje!

Revimos formas de trabalhar e de viver, identidades profissionais foram colocadas em “xeque” e escritórios e escolas tomaram o lugar da casa, trabalho remoto e educação a distância ganharam outra dimensão e valor, nascem os #nômadesdigitais.

O que esperar de 2021?

Não espere nada, crie as oportunidades que quer viver!

Após um ano tão desafiador, os novos tempos serão de incertezas, e estas exigem capacidade de lidar com o inusitado.

Quando estamos diante do desconhecido, nem sempre nosso arcabouço de ferramentas é suficiente e eficiente. Novos tempos exigem novas formas de agir e a criatividade ganha espaço.

Precisaremos nos tornar curadores de nossa vida e carreira e experimentar a autoliderança.

Cada área de atuação profissional terá seus próprios desafios, mas em comum localizar tendências e oportunidades para agir numa direção promissora será um diferencial.

Duas tendências para o ano vindouro surgem no horizonte e afetam comportamentos; uma de caráter mais amplo – social e econômico -, e outra de caráter pessoal.

E são tendências interdependentes:

1 – Segundo os especialistas da Economia, o fim do auxílio emergencial e das medidas para garantir empregos deve acelerar a crise.

Teremos dias difíceis que nos exigirão criatividade, curiosidade e resiliência, soft skills mais que nunca necessárias aos tempos que viveremos.

2 – Como segunda tendência comportamental, aponto a necessidade de sermos capazes de usar nossas forças pessoais para atravessar as turbulências econômicas e sociais de 2021.

Aprenda mais sobre você!

Aprenda mais sobre você e conheça seu inventário de forças pessoais e virtudes para garantir o que chamo de autocuradoria: você no comando do que importa no mundo e como você pode ajudar;

Aprenda mais sobre você para autoliderança e desenvolvimento de habilidades emocionais;

Aprenda mais sobre você para potencializar sua atuação profissional e alinhar vida e carreira;

Aprenda mais sobre você para garantir a conexão com o mundo e oferecer sua melhor versão.

Aprenda mais sobre você para escolher onde depositar foco e atenção para atingir objetivos, entender quais são os ajustes necessários para um ordenamento de ideias que levem ao novo.

E você, qual aprendizado de 2020 te ajudará em 2021?

#jornadasdeaprendizagem #aprendamaissobrevocê #novasidentidadesprofissionais #2021 #pegueavidaemsuasmãos #crieoportunidades

Eu sou Laize de Barros e em 2021 criarei jornadas de aprendizagem que funcionam como plataformas de soluções pedagógicas visando o desenvolvimento pessoal e de equipes.

Uso soluções pedagógicas para definir o formato de meus cursos e mentorias em que o foco está na aprendizagem; eu crio desenhos de aprendizagem colaborativos, com trilhas recheadas de práticas de ferramentas para autoconhecimento na abordagem do Design Thinking e do Pensamento Visual.

Para você, as Jornadas de Aprendizagem são uma oportunidade única e especial de aprender mais sobre você, com plataformas de soluções pedagógicas customizadas no formato de cursos ou de mentorias.

No caso de equipes, destaco a criação de trilhas de experiências que possibilitem aos participantes conhecerem e desenvolverem habilidades e competências para a superação de desafios grupais que permitam uma interação mais saudável e criativa.

Sou Laize de Barros. Ajudo pessoas a criar futuros possíveis. Se você quer saber mais sobre como alinhar sua história de vida à criação de um projeto de vida e carreira, me procure para mentorias. Sou psicóloga e Mestre em Educação (USP), professora universitária e facilitadora certificada para uso de ferramentas de diálogo. Nas horas vagas, padeira e escritora de histórias de vida, as minhas e as que espio nas janelas da vida.