O.C.I. - Ano Novo - Mote Novo - 2024.

Nosso ‘Sistema 5R-INDEX’ tem sido pirateado por aí, por gente inescrupulosa – que será desvelada.

Trata-se de um exame diferenciado porque não só engloba todos os aspectos do trinômio E-S-G, como vai além, explorando parâmetros (de aferição) que tocam a colegialidade das decisões, as condutas éticas, e – no que tange a comunicação – a prevenção de riscos de crise de imagem pública.

Além disso, há nele as tão prementes (quanto pouco praticadas/examinadas) questões da confiança (public trust) e de accountability.

Pois, para ratificar e reforçar o nosso propósito de contribuir para a melhoria da governança corporativa, elegemos accountability como mote de nossas ações neste ano de 2024.

O termo não tem uma tradução direta para o Português

Accountability, originalmente, aplica-se a uma circunstância que combina obrigações de um lado e enforcement do outro. Ou seja, no âmbito de uma atividade regulada pelo Estado, enquanto o player tem responsabilidades, a agência reguladora respectiva tem a capacidade de punir.

“Prestação de contas” – uma terminologia relacionada a questões financeiras – não chega a abarcar o significado completo que a expressão em Inglês tem.

“Acontabilidade” – que seria uma tentativa – também não ajuda a entender o sentido original, pois “contabilidade” também é termo estrito da área financeira.

A palavra “responsabilização” – outra tentativa de traduzir accountability – é algo muito genérico, pouco técnico, embora traga uma carga semântica que pende mais para o campo do Direito que da Ciência Contábil.

Quando se pensa em outros tipos de responsabilidade – que não só a financeira -, como responsabilidade ambiental, responsabilidade trabalhista, responsabilidade por (controle de) qualidade, chega-se mais perto da ideia essencial de accountability.

Assim, nossa contribuição (do O.C.I.) para a compreensão da ideia de accountability é a expressão prestação responsável de satisfações públicas, ou, resumindo, satisfação pública, projeto – aliás – proposto pelo O.C.I. a prefeituras brasileiras. Nossa inspiração: o caso AMARRIBO.