2022: ANO DE TRANSPARÊNCIA ATIVA.

Com a disponibilização do ‘Sistema 5R-INDEX’ ao mercado, Manoel Marcondes Machado Neto, diretor-presidente do Observatório da Comunicação Institucional, responde a um anseio do campo da governança corporativa que já completa duas décadas: uma metodologia de avaliação organizacional, uma métrica e um indicador para a transparência – pilar da governança – algo tão prometido quanto não entregue. Esta, inclusive, na opinião do autor, é uma das lacunas graves do mindset E-S-G, ao lado da questão da confiança pública (public trust).

Deliverance

Tal ‘entrega’ tem sido o principal problema de gestores – sobretudo públicos – quando confrontados com a questão da transparência praticada versus transparência prometida.

– Como avaliar, ou qualificar, em 360 graus, todos os riscos (de opacidade) que podem ensejar crises de imagem pública?

– Como quantificar, ou mensurar, o grau de segurança e confiança nas informações e fatos operacionais que chegam a público?

– Como certificar uma avaliação a salvo de subjetividades de gestores e de viéses de marketing?

A inovação proposta, ‘Auditoria Funcional da Comunicação Organizacional (AFCO) para aferição do Índice de Transparência Ativa 5R-INDEX’, vem resolver essas questões e proporcionar a ‘entrega’ de uma condição transparente – que seria obtida quando o exame aplicado pelo aplicativo ‘5R-INDEX’ resultasse em um score geral final entre 90 e 100 pontos (na escala do indicador – que vai de zero a 100).

O Sistema 5R-INDEX pode ser acessado por aqueles que, adquirindo o ‘Manual de Compliance para a Comunicação Corporativa’ (vide link), se interessarem pela aplicação do exame (auto-exame).

Credenciamento e Certificação

Àqueles interessados (pessoas físicas ou pessoas jurídicas) na prestação de serviços remunerados (por seus clientes) poderão receber treinamento, capacitação, e credenciar-se junto ao Observatório da Comunicação Institucional (O.C.I.) para fazê-lo e, após aplicação de exames, solicitar ao O.C.I. que certifique os resultados.

A condição única do O.C.I., uma sociedade educativa sem fins econômicos já em seu décimo ano de atividades na comunidade lusófona, é o fator de independência e autonomia que redundam na confiança pública necessária no que tange à garantia de lisura de resultados sob seu crivo.

Para tal, entrar em contato via WhatsApp (11) 93223-7373 ou Telefone (21) 3577-3366.