Você ficou sabendo que o iFood ficou indisponível na sexta-feira – às véspera do dia dos Namorados -, durante algumas horas?
Resultado disso; muitos restaurantes deixaram de vender em um dia tão importante para o comércio. Seria o mesmo que dizer que a sua loja estava ‘fechada’. E todos mundo sabe que loja fechada não vende…
Muitos dos clientes não tinham um outro plano, não estão em outros aplicativos de entrega, não estão nas redes sociais e não têm entregadores próprios. Resultado, deixaram de faturar, perderam espaço para outros comerciantes.
Qual a lição que aprendemos? Não coloque todos os seus ovos na mesma cesta… o mesmo que dizer ‘tenha sempre um plano B’.
Não importa o tamanho da sua empresa, você deve ter contar com mais de um fornecedor para os seus produtos e serviços. Porque, caso haja qualquer problema, você não ficará sem vender. Além disso, é essencial que a sua empresa tenha desenhado um plano de crises e uma política de SAC (serviço de atendimento aos clientes), on-line e por telefone. Assim, durante um momento de indisponibilidade, os seus colaboradores estarão já treinados para responder de forma clara e objetiva às redes sociais, evitando conflitos e problemas de imagem com a sua empresa.
É importante que a sua companhia seja presente e transparente principalmente em momentos de dificuldade, como este que aconteceu com o iFood, e que você tenha outras opções para oferecer ao seu consumidor.
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Duda Polibiano tem MBA em Marketing e Gestão de Negócios e é especialista em Marketing Digital.