Tenha sempre um plano B. Por Duda Polibiano.

Share Button

Você ficou sabendo que o iFood ficou indisponível na sexta-feira – às véspera do dia dos Namorados -, durante algumas horas?

Resultado disso; muitos restaurantes deixaram de vender em um dia tão importante para o comércio. Seria o mesmo que dizer que a sua loja estava ‘fechada’. E todos mundo sabe que loja fechada não vende…

Muitos dos clientes não tinham um outro plano, não estão em outros aplicativos de entrega, não estão nas redes sociais e não têm entregadores próprios. Resultado, deixaram de faturar, perderam espaço para outros comerciantes.

Qual a lição que aprendemos? Não coloque todos os seus ovos na mesma cesta… o mesmo que dizer ‘tenha sempre um plano B’.

Não importa o tamanho da sua empresa, você deve ter contar com mais de um fornecedor para os seus produtos e serviços. Porque, caso haja qualquer problema, você não ficará sem vender. Além disso, é essencial que a sua empresa tenha desenhado um plano de crises e uma política de SAC (serviço de atendimento aos clientes), on-line e por telefone. Assim, durante um momento de indisponibilidade, os seus colaboradores estarão já treinados para responder de forma clara e objetiva às redes sociais, evitando conflitos e problemas de imagem com a sua empresa.

É importante que a sua companhia seja presente e transparente principalmente em momentos de dificuldade, como este que aconteceu com o iFood, e que você tenha outras opções para oferecer ao seu consumidor.

Gostou? Salve, compartilhe e marque seus amigos!

Apoie um pequeno negócio!

Duda Polibiano tem MBA em Marketing e Gestão de Negócios e é especialista em Marketing Digital.