Projeto 18 - 'Observatório de Condutas Éticas, Transparência e Governança' [em andamento]

Share Button

Para dar conta do extenso levantamento sobre o tema ‘transparência’ iniciado, ainda em 2014, por Manoel Marcondes Neto, professor associado e pesquisador na FAF/UERJ, além de cofundador deste OCI, foi criado um espaço específico; o projeto ‘Observatório de Condutas Éticas, Transparência e Governança’ (OCETG).

E por que isto se deu?

Porque o tema ‘transparência’ é inter, multi, ou melhor, transdisciplinar, e sua compreensão – e consequente implementação – envolve etapas que se dão, necessariamente, ANTES (é o caso do estabelecimento de códigos de conduta ética) e DEPOIS (o caso do compromisso com o conceito contemporâneo de ‘governança’ – nos âmbitos público, privada e do Terceiro Setor).

A ‘transparência’, pois, tem CENTRALIDADE no espaço do projeto OCETG e isto espelha-se já na denominação do projeto – que pretende consolidar as bases da inovação lançada por este OCI, a ”Auditoria Funcional da Comunicação Organizacional para aferição do Índice de Transparência Ativa ‘5R INDEX’.”.

Neste link encontram-se oito entrevistas com diferentes atores interessados pela problemática da ‘transparência’. Repare nos destaques das falas de cada um dos entrevistados (na Rádio UERJ) – necessariamente de formações e experiências profissionais muito diversas -, igualmente muito próximos à questão da ‘transparência’.