Pensamento único é isso: ou é preto, ou é branco.

Share Button

131013

O que será que o jornal O Globo quis transmitir aos seus leitores com a matéria de capa deste domingo, 13 de outubro? Um lampejo lulo-petista? Um repto ao tucanato? Não terá sido proposital o esquecimento de que além de PT e PSDB há outros 30 partidos políticos ativos no país?

A quem interessa a tosca dicotomia FHC-Lula? O espectro de pensamento e ação política no Brasil – parece, para o jornal – resume-se somente a esses dois reis-sóis.

É muito preocupante que se queira “resolver” um ano antes as eleições de 2014, “enxugando” e reduzindo o horizonte eleitoral a esse dois currais paulistas.

Cadê você, eleitor do Sul, do Norte e do Centro-Oeste? Apareça! Ou ficaremos reduzidos ao café-com-leite dos mineiros Dilma e Aécio e dos paulistas Lula e Serra.

À mídia industrial interessa – e muito – reduzir o espectro a este maniqueísmo do “ou estes, ou aqueles”. Mas isto simplifica e empobrece o debate. Personifica e “fulaniza” o preto e o branco, esquecendo os muitos matizes do cinza que ainda insistem em aparecer nas fotos dos diários impressos.

Fica mais fácil manipular criando candidatos anti-isto ou anti-aquilo. Deixa-se de lado o que interessa. Vai-se para o FLA X FLU da política antiga do “se não é meu amigo, é meu inimigo”.

O OCI retomará esta questão, pois considera que há muito mais a se dizer ao eleitor brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *