Leitura obrigatória!

Share Button

Tim Wu

Quem tem interesse profissional ou acadêmico em Comunicação, Cibernética e Telemática não pode deixar de ler este livro, ainda mais neste justo momento em que o Congresso Nacional está para votar a – crucial – neutralidade, ou não, da web.

A neutralidade da rede defendida pelo autor não é uma conquista, mas uma característica primordial da internet. Ninguém a concedeu. Tal atributo foi crucial para a web ser tudo o que é, hoje.

Tim Wu é uma das vozes mais altas na luta pela preservação da neutralidade da rede. Vale a pena ler seu livro “Impérios da Comunicação”, recém-lançado em português. “The Master Switch”, do original em inglês, algo como “controle-mestre”, conta a história do que o autor chama de “o ciclo”, processo porque passaram TODAS as tecnologias da comunicação até hoje, do telégrafo à TV por assinatura, do rádio ao cinema, da TV à… internet – primeiro uma invenção essencial oferecida gratuitamente, em seguida uma “briga de foice” entre concorrentes, no final um monopólio ou oligopólio. Será?

Curioso como os veículos de comunicação (leia-se “patrões”) cobram o marco civil da internet e defendem (!) o seu “controle social” – algo a que diametralmente se opõem quando o que está em jogo é o marco regulatório das telecomunicações e o controle social da mídia; coisa que existe e funciona em todos os países desenvolvidos.

É, como se diz, “briga de cachorros grandes”: as teles VERSUS as tevês. E o nosso Ministério das Comunicações – um mero guichê de antenas, cabos, tomadas… a ver navios fantasmas – como Facebook e Google… já quanto à revisão do marco regulatório das comunicações brasileiras, velho de 1962, nada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *