SOLUÇÕES COM DESIGN - Nossas atitudes frente aos projetos. Por Gisela Monteiro.

Aqui onde moro, costuma haver enchentes com os temporais, porque é uma planície cercada por morros. E tudo piora com os bueiros entupidos pelo lixo que se acumula nas calçadas.

Ontem, no fim da tarde, estava ameaçando uma grande chuva. Eu estava andando na rua, com pressa de voltar para casa, quando vi a funcionária de uma doceria renomada sair da loja com um saco de lixo e colocá-lo no chão, abaixo da lixeira laranja da Comlurb que fica presa no poste. Eu não entendi por que ela não colocou o saco lá dentro. Já imaginei aquele saco rolando pelo chão e entupindo o bueiro.

Vendo aquilo, não resisti, e me dirigi aos funcionários que estavam trancando a loja para avisar que ali era uma região que enchia e que aquele saco poderia causar um grande prejuízo. Um deles respondeu: “eu sou só o segurança”; a moça que jogou o lixo disse que estava “cumprindo ordens e que de noite um caminhão particular ia passar para pegar”. Ela não pensou em fazer diferente, mesmo vendo a forte chuva que se aproximava.

Esse caso me fez refletir sobre nossas atitudes frente aos nossos projetos, como designers: “eu não vou mudar o mundo”; “é assim porque assim funciona”; “não estou sendo pago para pensar em salvar o mundo”; “um projeto já tem tantas coordenadas, não consigo assumir mais uma”; e por aí vai.

Quem nunca teve o desprazer de ver o forro de um sofá rasgado porque o material usado é ordinário? Ou alguma coisa que era para ser prateada ou dourada, descascando? Em grande parte, estas soluções são tomadas para baratear produtos. E quando, como usuários, tentamos consertar, vemos que não vale a pena, porque comprar um novo é mais barato. Daí, limpamos a nossa casa, jogando este produto no lixo. Mas este lixo vai para algum lugar da nossa “casa maior”: o planeta.

Vale a pena refletirmos sobre o assunto.

A designer Gisela Costa Pinheiro Monteiro é professora do Departamento de Design e Tecnologia da Universidade Federal Fluminense, doutora, mestre e graduada pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ) e técnica em Design Gráfico pelo Senai Artes Gráficas do Rio de Janeiro.