SOLUÇÕES COM DESIGN - Impingir algo não funciona. Por Gisela Monteiro.

Já fiz um post sobre bicicletários. A foto que motivou este texto é de um desses equipamentos que vi da Universidade de Harvard, nos EUA.

Ele, particularmente, chamou minha atenção porque não tem nenhuma bicicleta estacionada de modo que me pareceria o esperado. A primeira bike está por fora. A segunda está por cima. As duas últimas estão ao lado. Fico pensando que ele deve ter sido feito para algum tipo de bicicleta que não existe mais. Mas isso não é o mais importante no momento. O que esta foto nos mostra é que o bicicletário está disfuncional.

Como este, existem outros casos semelhantes. Aposto que você deve ter se lembrado de alguma experiência em que parece ter acontecido uma falha na comunicação. O fato é que as pessoas acham um jeito de adaptar o produto para que o uso fique mais confortável.

A lição que tiramos é que impingir um determinado tipo de uso não funciona. Por isso é recomendado sempre testar um produto antes de lançá-lo. É o que as empresas costumam fazer. É bom que este costume comece desde a faculdade. Então, se você está fazendo um projeto de produto para uma disciplina, não esqueça de colocar no cronograma uma etapa de teste, antes da entrega final. O que acontece é que a maioria dos alunos tem dificuldade de ter uma boa ideia e acaba deixando tudo para a última hora. O resultado é se entrega um projeto “pronto” cheio de arestas.

Ao colocar sua ideia à prova, as pessoas darão feedback e você poderá burilar e deixá-lo mais “redondo”. Quando uma pessoa interage com o produto que você está criando, é possível observar se está usando-o como você imaginou e também se a escala ficou adequada. Todo o processo deve ser registrado com fotografias, que depois poderão ir para o portfólio. Fica a dica.

A designer Gisela Costa Pinheiro Monteiro é professora do Departamento de Design e Tecnologia da Universidade Federal Fluminense, doutora, mestre e graduada pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ) e técnica em Design Gráfico pelo Senai Artes Gráficas do Rio de Janeiro.