SOLUÇÕES COM DESIGN - As mangas da minha vida. Por Gisela Monteiro.

Na casa dos meus pais tem uma mangueira frondosa e com as mangas mais deliciosas que eu já comi na vida. Imagino que, em grande parte, o sabor esteja relacionado à minha memória afetiva, descascando a fruta para meu cachorro Guarany. Ele trazia a manga para mim e ficava impacientemente esperando, como qualquer cachorro.

Quando vou lá, trago o máximo de mangas que posso, mas quase todas estão amassadas, porque hoje a árvore é muito alta e elas se machucam quando caem. Como faço muita propaganda delas, todos querem saber o gosto. No entanto, fico sem graça de acharem que eu estou dando manga amassada. Então, este ano tive a ideia de personificar cada manga. Com uma caneta pilot, fiz carinhas nelas e desenhei band-aid nas áreas machucadas.

(Vale abrir parênteses: a manga é uma fruta que pede atenção. Você não pode comê-la como se come uma banana. É preciso um preparo todo especial, porque os dentes ficam cheios de fiapos e as mãos todas meladas. Achei muito engraçado quando uma antiga chefe minha disse em tom recriminativo que “a manga é uma fruta para se comer na intimidade”. Naquele momento, eu estava chupando uma manga de sobremesa, debruçada na pia da copa do meu trabalho).

Depois de pintadas, coloquei as frutas com rostinhos em sacos de papel Kraft fechados com fita. Horas depois de entregá-las, meu celular bipava com mensagens dos meus amigos dizendo que adoraram a surpresa das mangas sorridentes e que eu tinha razão: a manga é um mel. Resultado: missão cumprida com êxito!

Vamos ampliar este simples caso para um projeto de design? Precisamos entender o contexto para poder transformá-lo. E a solução que eu arrumei não seria a única. Você poderia me dar alternativas para consumir a manga, como descascar e fazer um sorvete ou apenas congelar a polpa para depois fazer um suco. As possibilidades são muitas.

A designer Gisela Costa Pinheiro Monteiro é professora do Departamento de Design e Tecnologia da Universidade Federal Fluminense, doutora, mestre e graduada pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ) e técnica em Design Gráfico pelo Senai Artes Gráficas do Rio de Janeiro.