Sem julgamentos. Por Neusa Medeiros.

Aprenda a relevar. Como afirmou o escritor David Níven, gaste sua energia e seu tempo apenas com problemas que sejam importantes e possíveis de solucionar. Não sendo assim, é melhor seguir adiante para resolver coisas que podem ser mudadas.

Não acredite nas verdades absolutas. Elas não existem. O mundo gira rápido e o que ontem era nunca, amanhã pode ser talvez. A gente muda, amadurece, evolui e junto com tudo isso a opinião que temos pode sofrer alterações. Então vamos nos permitir fazer uma purificação, um “detox” das certezas.

Vivemos nos policiando, tomados por medos, indecisões, e muitos “se”, um atrás do outro. Se fosse diferente; se tivesse feito de outra forma; se a coragem fosse maior que o medo. Também julgamos quem nos cerca, quem pensa diferente. Analisamos as atitudes alheias, com muita propriedade, desejando entender de forma rasa as atitudes das pessoas ou a falta delas.

Como num tribunal, apontamos o dedo e tocamos nas feridas de quem já está sangrando ou padece de uma dor crônica, tentando justificar o injustificável. Nos sentimos, muitas vezes, acima da média, e desejamos que o outro tenha as mesmas atitudes, que são condizentes conosco, em situações semelhantes. Doce ilusão! Cada um tem a sua trajetória. Somos tão únicos! Uma edição limitada! Gostamos dos iguais, embora exista a atração pelo diferente. E a graça da vida é justamente o que mais nos asssuta: o imprevisível.

Então stop para os julgamentos, que nos cegam e tiram a empatia, e doses duplas de tolerância e de entendimento. Pois a vida corre diferente para as pessoas e não tem nada de errado nisso. Cada um seguindo o seu fluxo em direção à felicidade, que é onde todos querem chegar.

E se alguma situação não sair como o esperado, quebre paradigmas. Reveja os seus conceitos, que podem estar superados. Aprenda com a diferença de opiniões, de atitudes. Afinal, ser feliz dá trabalho. Exige empenho, dedicação, olhar fraterno. E que possamos dizer, como canta Rita Lee: “juro eu fiz o que pude”. Juro que dias melhores virão.

Neusa Medeiros é jornalista, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior. Sócia-diretora da empresa Edição 3 – Comunicação Empresarial, com diversificada atuação na área. Atuou, por vários anos, como assessora de imprensa e professora universitária na Unisinos, e como colunista no Jornal VS, do Grupo Editorial Sinos, onde segue como colaboradora.