Revisitando o passado. Por Neusa Medeiros.

Hoje fui dar uma voltinha lá no passado. Saborear boas lembranças, reler cartas e cartões, ouvir músicas… um saudosismo bom, que me aqueceu o coração. Cultivar boas lembranças não é viver no passado. É reconhecer a felicidade em porções e ser grato pelos bons momentos já vividos.

Ir de volta para o passado e trazer algumas certezas é um ganho imensurável, mesmo tendo consciência que as opções poderiam ter sido diferentes. Se houvesse uma segunda chance, até mudaria algumas decisões. Quem sabe teria sido mais flexível ou, em outras, mais leve comigo mesma. Embora algumas lembranças tragam saudade, me delicio com estas memórias afetivas. É a minha história, sem tirar nem por. Enquanto for possível, seguirão comigo, depois ficarão tatuadas na alma.

Mas, afinal, qual o propósito de sermos lançados na vida sem lenço e sem documento, para o que der e vier? Talvez seja aprendizado e evolução. A dor também ensina e nos eleva. Pode até parecer impossível, mas a gente não esquece uma dificuldade enfrentada, uma peleia sem fim. Enquanto estamos vivendo e as batalhas vão surgindo sabemos que nem todas serão vencidas, mas enfrentar com coragem e determinação já é um alento.

O passado teve o seu papel e auxilia a desenhar este presente. Serve para entender os motivos que nos trouxeram até aqui, com as escolhas e os desvios de rota. Nada é por acaso, mesmo não tendo clareza dos sinais. Traduzir e jogar luz nos detalhes que circundam os nossos dias pode ser arriscado, mas traz significado ao presente.

Vivemos nesta teia, cruzando com pessoas e suas circunstâncias. Tramamos o futuro e desafiamos o presente, nos entregando às conspirações que o universo joga no nosso colo.

É tão desafiador viver. Recebemos um passaporte carimbado para diferentes destinos e desconhecemos o que vamos encontrar. Sabemos que será um ciclo, com final incerto. A única certeza é a travessia. No mais, são dúvidas e conjunturas. Então, que tenhamos sabedoria para fazer as escolhas certas, para que o passado não venha assombrar o nosso presente, tirando o brilho dos nossos dias.

Hoje, simplesmente abracei as boas lembranças! Elas são para sempre!

Neusa Medeiros é jornalista, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior. Sócia-diretora da empresa Edição 3 – Comunicação Empresarial, com diversificada atuação na área. Atuou, por vários anos, como assessora de imprensa e professora universitária na Unisinos, e como colunista no Jornal VS, do Grupo Editorial Sinos, onde segue como colaboradora.