Pessoas me interessam! Por Carolina Denardi.

As pessoas me interessam. Parte por eu ser jornalista ou talvez eu seja jornalista porque histórias de pessoas me interessam, enfim, seja para narrar ou ouvir, fato é que pessoas estão no meu DNA, bem como relacionamentos.

Uma vez, num desses testes dirigidos a identificar habilidades, a diplomacia apareceu como uma das características mais evidentes e, a partir daí, passei a olhar minha característica de sempre tentar aproximar ou promover o diálogo.

Não por acaso – e sou grata por isso -, minha profissão como jornalista me trouxe para o papel que exerço profissionalmente hoje, conectando pessoas por meio da comunicação, mas agora não exclusivamente via imprensa, mas também em outros canais de interação.

Falando em pessoas… a Inteligência Artificial está aí propondo conversas e cumprindo seu papel em trazer agilidade em novas versões, em linha às demandas dos tempos modernos, mas há uma característica que nós humanos somos natos em driblar e que faz bugar a IA: a imprevisibilidade.

Está aí nossa vantagem. Além da emoção, nossa capacidade humana em lidar com imprevistos é exclusividade nossa. A vida é cheia de imprevistos e lidar com eles é sobrevivência.

Aliás, o que é a vida senão movimento e o que dá tempero a ela senão as surpresas, os aprendizados, o cair, levantar e refletir etc. etc. etc.

Há pouco mais de um mês, a principal plataforma de aplicação de Inteligência Artificial para acelerar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, chamada de ITU, da sigla em inglês para a agência das Nações Unidas para tecnologia da informação e comunicação, reuniu em conferência mais de 6 mil participantes e aproximadamente 100 palestrantes em torno do tema, dentre eles : Yuval Noah Harari, professor israelense de História e autor do best-seller internacional “Sapiens: uma breve história da humanidade”, “Homo Deus: uma breve história do amanhã” e “21 lições para o século 21”, e Stuart Russel, professor na Universidade da Califórnia em Berkeley, que foi vice-presidente do Conselho de IA e Robótica do Fórum Econômico Mundial.

Ambos os especialistas na ocasião foram unânimes: “a incerteza nos dá poder sobre as máquinas”. Ou seja, a imprevisibilidade do mundo é vantajosa para os seres humanos.

Eles até querem, mas o pensar com as sinapses perfeitas do nosso cérebro, só mesmo nós humanos.

Honrar nossa mistura única de valores, experiência de vida e como driblamos os imprevistos em nossa vida é o que traz vida à forma de nos comunicarmos. Podemos usar a IA, claro que sim, mas sem deixarmos de fazer a curadoria da história e dar vida ao discurso, porque essa é a comunicação que promove conexão entre as pessoas e gera de fato engajamento. Consideremos sempre isso!

Carolina Denardi é especialista em relacionamento e comunicação com mais de 25 anos de experiência e atuação na área, seja como repórter, chefe de redação e apresentadora, seja como assessora de comunicação, imagem e reputação. Apaixonada por pessoas e fazer ponte entre elas. Essência e fundadora da CD Comunica | https://www.linkedin.com/in/carolinadenardi/ | @carolina_denardi