O que vem primeiro: a ideia ou a estratégia? Por Nayara Brito.

Pergunta difícil de responder? Talvez sim, talvez não. É possível que ambas venham juntas ou, ainda, que uma se adeque à outra, dependendo do contexto em que estejam inseridas. A verdade é que não há certo ou errado: se o seu objetivo partiu da estratégia, ou se nasceu da ideia, o importante é que o bom trabalho seja feito e entregue, dentro de um planejamento de comunicação que faça sentido para a organização e seus respectivos resultados esperados.

Mas, ainda sobre caminhos para planos de comunicação, é válido colocar um terceiro elemento em toda esta questão: a pesquisa. O que vem primeiro? Ideia, estratégia ou pesquisa? Arrisco dizer que toda nossa ideia estratégica passa por um momento de hipótese. Hipoteticamente pensamos em problemas e temas os quais podemos, através da comunicação, resolver, amenizar, amplificar ou fortalecer. O fato é (ou não): nós as validamos? É verdade este bilhete que passou como um aviãozinho em nossa cabeça comunicadora, ou precisamos ir a campo escutar as expectativas e dores de nossos públicos, testando suas experiências com nossas propostas?

É muito comum nos apaixonarmos mais pela solução do que pela dor de nossa audiência. É mais empolgante querer entregar um plano “blaster” de comunicação com ações incríveis do que focar em solucionar um problema que muitas vezes é pontual e requer um plano mais focal e assertivo, e não necessariamente mirabolante. Essa não é a regra de nosso contexto, mas pergunto o quanto pesquisar, ouvir e aplicar estratégias e ideias que realmente vão de encontro com o que os públicos esperam e necessitam, são comuns e normalmente culturais nas organizações.

Planejar e executar contemplam tanto ideia quanto estratégia e, talvez não importando a ordem dos planetas que as regem, o que vem primeiro mesmo é o público, que por meio de ferramentas e canais que o faz ser escutado, pode desfrutar de uma comunicação pensada especialmente para ele. Para a dor dele, para a expectativa dele e para o interesse comum de todos os envolvidos – organizações e pessoas.

Nayara Brito é relações-públicas e dedica suas escritas a temas que geralmente causam inquietações e questionamentos em sua mente. Sempre pautada em assuntos que se originam da comunicação como um todo, procura transmitir um pouco de suas reflexões, experiências e estudos por meio de seus conteúdos. Acompanhe seu trabalho também em https://www.linkedin.com/in/nayarabrito/.