O mundo 'phygital'. Por Juliane Maciel.

“Phygital” é um termo que resulta da soma das palavras “físico” e “digital” em inglês para descrever a crescente junção (agora hoje inseparável) entre os mundos físico e o digital na comunicação. À medida em que a tecnologia continua a avançar, vemos cada vez mais os resultados dessa junção produzindo novas experiências e possibilidades para os indivíduos e as empresas.

O termo “phygital” reflete a ideia de que o que torna esses mundos tão diferentes está cada vez menos óbvio. Antes, esses dois “domínios”, como dizem por aí, eram considerados separados e distintos, mas agora estamos vivenciando uma integração profunda e quase que indivisível entre eles. No contexto do varejo, por exemplo, o “phygital” refere-se à combinação de lojas físicas com recursos digitais. Isto significa que os varejistas estão incorporando tecnologias digitais, tais como aplicativos, realidade aumentada e inteligência artificial, para aprimorar a experiência do cliente dentro das lojas físicas. Os consumidores podem, por exemplo, usar um aplicativo para acessar informações detalhadas sobre os produtos, verificar a disponibilidade de estoque, comparar preços e até mesmo fazer compras diretamente pelo celular, mesmo estando na loja física.

Quem nunca fez uma consultinha corriqueira para saber um preço no site. O “phygital” tem um impacto significativo e extremamente importante no marketing e na comunicação. Marcas que estavam ficando para trás já compreenderam que têm que estabelecer presença coesa on-line e off-line, integrada, que transforma o comportamento de compra de seus consumidores.

As estratégias de marketing agora envolvem a criação de experiências de marca que transitam perfeitamente entre os canais físicos e digitais, aproveitando as vantagens de ambos. Isso inclui a utilização de tecnologias digitais, como mídias sociais, conteúdo on-line e anúncios direcionados para atingir o público-alvo e, ao mesmo tempo, fornecer experiências físicas envolventes, tais como eventos, lojas físicas e ações de branding com seus consumidores. Este foi o caso de um projeto que desenvolvemos junto da Agência Lápis Raro para o cliente Drogaria Araújo. Uma história incrível de um casal que começou a namorar na loja e fez questão de fazer suas fotos pré wedding na porta da drogaria. Ao descobrir na rede social essa história incrível e marcante, a Araújo se prontificou a contar essa história física em seu mundo digital de forma leve e divertida (vide link ao final). Tal abordagem “phygital” no marketing e na comunicação permite que as marcas se conectem de maneira mais profunda com seu público, criem relacionamentos duradouros e proporcionem experiências personalizadas e cheias de memórias. Além disso, o “phygital” também está presente em outras áreas diferentes da comunicação; educação por exemplo.

Na educação, o “phygital” está revolucionando a forma como aprendemos. Aprendizado on-line, recursos digitais interativos e ambientes virtuais de aprendizado são apenas alguns exemplos de como o mundo digital está se apropriando e sendo integrado à sala de aula física, proporcionando novas oportunidades de ensino e aprendizagem.

Em suma, o “phygital” chegou para tomar um lugar cada vez mais habitual, proporcionando uma ampla gama de benefícios e oportunidades. À medida em que continuamos a avançar nessa direção, podemos esperar uma integração ainda maior entre esses dois domínios, moldando nosso modo de vida de maneira empolgante e inovadora.

LINK – copie e cole no seu navegador a URL – https://vimeo.com/835042194/638530005b?share=copy

Eu sou Juliane Maciel, diretora executiva na @loopvideo_produtora, sócia na @souordoo e diretora de negócios na @oitenta.cafe | @jumacieloficial