O evento não acaba quando a festa termina! Por Paula Ribeiro.

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‘Foi muito bom’. ‘Correu muito bem’. ‘Tivemos muitas pessoas’. ‘O encerramento não podia ter sido melhor, todos aplaudiram’. Estas são algumas das expressões que frequentemente ouvimos no final da festa e que nos dizem que o evento está feito e foi um sucesso!

Não é rara a convicção de que o evento acaba quando a festa termina. A minha convicção é a de que o período pós-evento é tão ou mais importante que os anteriores – pré-evento e evento – e que um evento é cada vez mais um processo cíclico.

Fazer acontecer um evento, dá trabalho! E é por isso que o descanso, depois da festa, é uma necessidade vital. E é também por isso que um bom planeamento deve considerar esta realidade desde o seu início. Quero com isto dizer que, se o evento for pensado e planeado tendo em atenção esta fase, as ações de pré-evento são parte integrante do plano de ação. E, enquanto os participantes do evento vão para as suas casas felizes com a sua experiência, nós estaremos a implementar o plano de ação até ao seu verdadeiro encerramento, se é que ele existe, efetivamente!

Então, quais são as ações pós-evento? Depende muito do tipo de evento realizado. Mas, eu diria que o principal objetivo é prolongar a ligação feliz dos seus participantes no calendário e, em alguns casos, o calendário pode-se estender até ao próximo evento. Manter uma comunicação ativa com o público do evento e, se a festa correu bem desta vez, há que fazer com que a próxima seja ainda melhor!

Talvez o primeiro passo seja perguntar pela experiência, ou seja, pedir feedback. Esta é uma ferramenta extremamente importante, mais ainda se o objetivo for avançar para mais uma edição. Neste feedback talvez seja importante incluir, para além dos participantes, os demais públicos envolvidos tais como, patrocinadores, expositores, speakers, parceiros, fornecedores e/ou outros. A próxima edição só vai lucrar!

Continuando a dar passos com o foco no objetivo de prolongar a ligação feliz do seu público ao seu evento, vamos comunicar! Não será mal pensado voltar atrás, ao público-alvo da campanha de divulgação na fase de pré-evento e alimentar, com bom conteúdo, a felicidade de quem participou e de quem gostaria de ter participado. Ficar à espera, para voltar a comunicar uns meses antes da abertura de inscrições do próximo evento, é começar tudo de novo. A taxa de esforço para voltar a gerar interesse é maior. Se optar por manter um contacto ativo e continuo com o seu público, os resultados serão muito mais favoráveis. Estou certa disso!

Preocupe-se, portanto, em recolher o melhor conteúdo durante o seu evento, seja através de fotografia, reportagem escrita, reportagem de vídeo, vox-pop ou outros. Este conteúdo vai-lhe ser muito útil depois da festa. Seja arrojado e criativo, desenvolva ações que despertem o interesse dos participantes, ações que podem começar nesta festa e terminar na próxima!

O pós-evento está muito associado ao momento em que as empresas se viram para dentro para analisar os resultados. Avaliar o retorno do investimento é fundamental, mas as opiniões são um elemento importante do relatório. Importa analisar as métricas, medir os resultados de forma quantitativa sem desqualificar a qualitativa.

Atualmente, a dinâmica dos eventos exige mais. Os eventos começam muito antes da festa e é, por isso, importante que sejam prolongados muito para além da festa! São processos cíclicos e, não são raras as vezes em que o fim está conectado com o (re)início!

Bons eventos!

Paula Ribeiro
Head of marketing and communication at bloom up

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