O evento não acaba quando a festa termina! Por Paula Ribeiro.

‘Foi muito bom’. ‘Correu muito bem’. ‘Tivemos muitas pessoas’. ‘O encerramento não podia ter sido melhor, todos aplaudiram’. Estas são algumas das expressões que frequentemente ouvimos no final da festa e que nos dizem que o evento está feito e foi um sucesso!

Não é rara a convicção de que o evento acaba quando a festa termina. A minha convicção é a de que o período pós-evento é tão ou mais importante que os anteriores – pré-evento e evento – e que um evento é cada vez mais um processo cíclico.

Fazer acontecer um evento, dá trabalho! E é por isso que o descanso, depois da festa, é uma necessidade vital. E é também por isso que um bom planeamento deve considerar esta realidade desde o seu início. Quero com isto dizer que, se o evento for pensado e planeado tendo em atenção esta fase, as ações de pré-evento são parte integrante do plano de ação. E, enquanto os participantes do evento vão para as suas casas felizes com a sua experiência, nós estaremos a implementar o plano de ação até ao seu verdadeiro encerramento, se é que ele existe, efetivamente!

Então, quais são as ações pós-evento? Depende muito do tipo de evento realizado. Mas, eu diria que o principal objetivo é prolongar a ligação feliz dos seus participantes no calendário e, em alguns casos, o calendário pode-se estender até ao próximo evento. Manter uma comunicação ativa com o público do evento e, se a festa correu bem desta vez, há que fazer com que a próxima seja ainda melhor!

Talvez o primeiro passo seja perguntar pela experiência, ou seja, pedir feedback. Esta é uma ferramenta extremamente importante, mais ainda se o objetivo for avançar para mais uma edição. Neste feedback talvez seja importante incluir, para além dos participantes, os demais públicos envolvidos tais como, patrocinadores, expositores, speakers, parceiros, fornecedores e/ou outros. A próxima edição só vai lucrar!

Continuando a dar passos com o foco no objetivo de prolongar a ligação feliz do seu público ao seu evento, vamos comunicar! Não será mal pensado voltar atrás, ao público-alvo da campanha de divulgação na fase de pré-evento e alimentar, com bom conteúdo, a felicidade de quem participou e de quem gostaria de ter participado. Ficar à espera, para voltar a comunicar uns meses antes da abertura de inscrições do próximo evento, é começar tudo de novo. A taxa de esforço para voltar a gerar interesse é maior. Se optar por manter um contacto ativo e continuo com o seu público, os resultados serão muito mais favoráveis. Estou certa disso!

Preocupe-se, portanto, em recolher o melhor conteúdo durante o seu evento, seja através de fotografia, reportagem escrita, reportagem de vídeo, vox-pop ou outros. Este conteúdo vai-lhe ser muito útil depois da festa. Seja arrojado e criativo, desenvolva ações que despertem o interesse dos participantes, ações que podem começar nesta festa e terminar na próxima!

O pós-evento está muito associado ao momento em que as empresas se viram para dentro para analisar os resultados. Avaliar o retorno do investimento é fundamental, mas as opiniões são um elemento importante do relatório. Importa analisar as métricas, medir os resultados de forma quantitativa sem desqualificar a qualitativa.

Atualmente, a dinâmica dos eventos exige mais. Os eventos começam muito antes da festa e é, por isso, importante que sejam prolongados muito para além da festa! São processos cíclicos e, não são raras as vezes em que o fim está conectado com o (re)início!

Bons eventos!

Paula Ribeiro
Head of marketing and communication at bloom up