NOVA COLUNISTA NO PORTAL: Duda Polibiano.

Redes sociais como o WhatsApp viraram grandes fóruns onde você tem duas opções: pode passar o dia todo trocando memes ou levantando discussões interessantes.

Eu gosto da primeira opção para momentos de micro-tédio, tais como em transportes públicos e filas. E a segunda opção encaro com bastante atenção.

Acredito que este seja um fenômeno recente e que está pegando forma. Aí surgem grupos e comunidades interessantíssimas, como a do professor Douglas Gomides, em que cerca de 300 pessoas debatem diariamente sobre o mercado de trabalho, novas e antigas campanhas, estratégias de marketing e, principalmente, sobre BUZZ.

Mas esse grupos também servem para nos ajudarmos, e foi conversando com esses amigos da comunidade que um dos membros disse que estava se preparando para uma entrevista de emprego. Super-humilde, falou: aceito sugestões! Então, preparei uma listinha que pode ajudar a você, de marketing ou de qualquer outra área, a se destacar num processo seletivo:

1. Estude a empresa a fundo;
2. Analise todas as redes sociais dela;
3. Já pense em duas ou três estratégias para você dar uns ‘bizus’ durante a entrevista;
4. Tente fazer um paralelo com alguma atividade da sua empresa atual ou de alguma empresa em que você já tenha trabalhado; exemplo, apresente alguma característica da sua experiência que esteja alinhada com a vaga;
5. Rapport com quem vai te entrevistar. Se você souber quem é, dê uma fuxicada no LinkedIn e veja se tem algum conhecido ou algo em comum entre vocês;
6. Estude os termos técnicos relacionados à vaga antes da entrevista;
7. Pergunte TUDO! Como é o dia a dia, quais as metas, clima, horários etc… Mostre que quem vai escolher a vaga é você.

Gostou das dicas? indique para um amigx que esteja se preparando p’ra um processo seletivo.

Duda Polibiano tem MBA em Marketing e Gestão de Negócios e é especialista em Marketing Digital.