NOVA COLUNISTA: Maria Aparecida Dutra - Empresas familiares: a conscientização da necessidade do 'compliance' efetivo em seus negócios.

A gestão de compliance em empresas familiares tem um papel fundamental na promoção da transparência, ética e governança dentro dessas organizações. À medida que as empresas familiares continuam a desempenhar um papel significativo na economia global, a necessidade de estabelecer e manter práticas sólidas de conformidade torna-se cada vez mais premente. Este artigo explora o complexo panorama do compliance em empresas familiares, destacando os desafios exclusivos que elas enfrentam, bem como as estratégias e benefícios associados à implementação eficaz de programas de integridade. A compreensão profunda dessa temática é crucial para garantir o sucesso a longo prazo e a sustentabilidade das empresas familiares em um ambiente empresarial cada vez mais regulamentado e competitivo.

Leia a íntegra.

Maria Aparecida Dutra, advogada, é Coordenadora do Jurídico e Compliance da Empresa Viação Ideal S.A. É pós-graduada em Direito Digital e Cybersegurança pela PUC-PR, e em Responsabilidade Civil pela EMERJ.