No mundo da Lua. Por Neusa Medeiros.

Uma mulher de fases! Assim como a Lua, também me transformo. A Lua é um símbolo quase universal de feminilidade, periodicidade e renovação. Até quando, dizem, ela está no mundo da Lua, vejo poesia. Em dias tão duros, de palavras tão ásperas, poder se transportar para um outro cenário, mais poético e misterioso, tem o seu encantamento.

A energia da Lua representa o nosso emocional, como nos sentimos e quais as nossas necessidades. Neste contexto, às vezes, sou como a Lua Nova, repleta de singularidades, associada ao início do ciclo da vida. Uma fase de novos começos, descobertas, autoconhecimento, intenções, esperança, liderança e orientação. Pura inspiração.

Com o tempo, me encaminho para a Lua Crescente, que está ligada ao sentimento de renovação e desenvolvimento, onde tudo pode ganhar mais espaço. É o momento em que uma forte energia proativa se apodera e me sinto mais disposta, com vontade de agir, com a energia do movimento em direção a uma realização latente.

Finalmente, como num piscar de olhos, me sinto como a Lua Cheia, feliz, plena. Talvez seja a fase lunar campeã de momentos mais sociáveis e extrovertidos, o que não impede que alguns percalços me deixem minguante.

Quem dera essa viagem fosse real e não somente no imaginário. Quantas vezes mulheres de todas as raças desejaram correr em direção aos seus projetos e sonhos, vivendo todas essas fases? Quantas, neste exato momento, não estão sofrendo todo o tipo de atrocidades físicas e/ou emocionais? Inacreditável que neste século isso ainda seja real. Até quando?

O mesmo ser que gera outros encontra falta de afeto e reconhecimento, tem as suas vontades cerceadas e precisa provar a todo instante que pode representar diferentes papéis e ocupar incontáveis lugares. Reconheço que já avançamos em alguns aspectos, mas temos muito que conquistar.

Que possamos evoluir de forma tão plena que os limites ora impostos para homens e mulheres sejam história do passado e o Dia Internacional da Mulher receba, finalmente, uma nova roupagem.

Neusa Medeiros é jornalista, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior. Sócia-diretora da empresa Edição 3 – Comunicação Empresarial, com diversificada atuação na área. Atuou, por vários anos, como assessora de imprensa e professora universitária na Unisinos, e como colunista no Jornal VS, do Grupo Editorial Sinos, onde segue como colaboradora.