Não alimente expectativas. Por Neusa Medeiros.

Seja realista, mas não deixe de adoçar os seus dias com sonhos e planos. Lembre-se, no entanto, de ficar bem atento. Não deposite no outro as suas expectativas. Nem acredite que alguém terá a mesma urgência para tomar decisões. Não temos como colocar velocidade nas pessoas. O ritmo de cada um é diferente e as prioridades também. Cada um com as suas escolhas – que podem não nos incluir.

Não temos gerência sobre o outro. Seria muita pretensão. Podemos lamentar a indefinição, a falta de empatia, mas a vontade esbarra por aí. Lutar contra isso é vão. Atropelar os planos de alguém, usar de estratégias para imprimir movimento nas decisões pode trazer mais perdas que ganhos.

Tanto poderia ser resolvido, encaminhado, e ficamos à mercê do destino, das escolhas dos demais. Afinal, qual o meu lugar nesta fila? Quanto já esperei? Qual o tempo que ainda terei para aguardar? Valerá a pena todo esse esforço? Sigo sem respostas, mas sei do empenho, da entrega e isso pode me acalentar. Não desistir fácil, mas também não jogar todas as fichas num mesmo número. Recuar e lidar com sabedoria em cada situação desafiadora também pode ser uma estratégia. Aquela que diz: me quero bem; mereço mais!

Nem sempre é perda, às vezes é livramento. Lutar exige um esforço descomunal, então se permita parar para tomar um fôlego. Quando aceitamos que tudo está como deve ser, passamos a nos acolher. E neste entendimento, lembre-se de se cuidar, se priorizar e deixar que o universo também faça a sua parte.

Mas atenção: não brinque comigo! Desacredite da minha permanência eterna; da tolerância sem limites; da compreensão além do compreensível. Posso desejar virar a página ou até fechar o livro e aí as possibilidades se encurtam para valer.

Entendi que desinteresse não me interessa e estou aprendendo que existem fatos que a gente só decifra depois que passam. Então, sigo, apesar de enfrentando os desafios e abraçando a coragem. Afinal, pode ser somente a vida me testando!

Neusa Medeiros é jornalista, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior. Sócia-diretora da empresa Edição 3 – Comunicação Empresarial, com diversificada atuação na área. Atuou, por vários anos, como assessora de imprensa e professora universitária na Unisinos, e como colunista no Jornal VS, do Grupo Editorial Sinos, onde segue como colaboradora.