GESTÃO INTELIGENTE - Os segredos de gestão que levam 'startups' a terem sucesso. Por Regina Brito.

Startups no mundo inteiro são conhecidas por trazerem inovação, criatividade e desenvolvimento em diversas áreas – são empreendedores com ideias disruptivas em mercados às vezes defasados que trazem novos olhares e elevam o nível competitivo entre empresas, fazendo consequentemente a economia crescer, novos empregos surgirem e novos cursos.

De repente, várias indústrias surgem com conteúdos, projetos, trabalhos e ideias. O mundo necessita de inovação, como nós seres humanos precisamos de ar para nos manter vivos.

Existem diversos exemplos de startups que fizeram sucesso no mercado como, por exemplo, Facebook, Nubank, IFood, Quinto Andar, Loggi, MLabs, Airbnb e muitas outras que são verdadeiras fontes de inspiração para muitos microempreendedores brasileiros. O que as diferencia de startups que não decolaram não foi apenas um modelo de negócio bem estruturado, planejamento e organização de processos bem definidos, talvez tenha sido por má gestão de pessoas e recursos.

De acordo com dados divulgados pelo Distrito, os investimentos em startups diminuiu 44%. Em 2022, uma pesquisa publicada pela Startups Reports Brasil divulgou que 7.777 startups foram abertas, número que caiu para 4.020 em 2023. Há uma grande dificuldade de novos empreendedores saberem o momento certo de arriscar ou poupar o aporte recebido de investidores e, por este motivo, se cercar de profissionais que já passaram pela jornada de perdas e sucessos é uma boa ideia.

Da mesma forma, é importante não se deixar levar pelo entusiasmo momentâneo do aporte recebido e ter sabedoria ao analisar a situação atual do mercado, em qual área a empresa está inserida e se existe a possibilidade de crescer a longo prazo, saber quem é o público-alvo a fundo, planejar com cuidado todos os passos e, ainda assim, ter abertura a novas ideias, novos planos da equipe, e parceiros que podem acrescentar muito no desenvolvimento do negócio.

Definir os próximos passos é essencial e um dos principais motivos pelos quais startups se tornaram grandes empresas no mercado.

Atualmente há cerca de 14 mil startups no Brasil conforme a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), sendo a grande maioria Fintechs que trabalham com parceria entre a área financeira e a área tecnológica, muitas vezes tendo a área da segurança de dados associada. No nosso país há 26 startups unicórnios, segundo a Sling Hub, havendo, portanto, possibilidade de crescimento e inovação em diversas áreas.

Mantendo a cabeça fria, tendo constância, organização, planejamento e visão de curto, médio e longo prazos, chega-se lá.

Regina Brito é graduada em Relações Públicas pela Faculdade Paulista de Comunicação (FPAC) do Grupo Campos Salles, possui mais de 5 anos de experiência em atendimento de clientes na comunicação 360 graus durante a faculdade e no mercado trabalhando com eventos corporativos, comunicação interna, gestão de crise e marketing digital em organizações como Clarion Events e Centro Cultural São Paulo.