GESTÃO INTELIGENTE - 'Brand management': integrando estratégias de comunicação para o sucesso sustentável. Por Regina Brito.

Na comunicação existem diversas estratégias para tirar uma empresa do vermelho. As ações de marketing, apesar de trazerem ótimas técnicas que alavancam as vendas, geralmente também estão acompanhadas de outras ações que juntas auxiliam no sucesso de uma marca.

Branding

O marketing sozinho não faz milagre, por isso as estratégias de branding aparecem para auxiliar no posicionamento positivo da marca no mercado, como a integração da comunicação em diferentes canais, a criação de campanhas sensoriais que geram experiências positivas para os consumidores, estratégias digitais que ajudam a aumentar a visibilidade e o inbound marketing, fixando a imagem da empresa na mente das pessoas e aumentando consequentemente as vendas, entre tantas outras.

O planejamento e as ações de branding são necessários para que os profissionais da empresa tenham clareza sobre quem é a marca, ou seja, qual é a sua identidade, o que ela quer passar para o público e saber posicioná-la no mercado da forma correta.

Comunicação Corporativa

A comunicação corporativa como é uma extensão do branding que auxilia na divulgação das ações da empresa, seja na imprensa, mídias sociais, eventos, entre outras. É a área responsável por dar voz aos projetos/campanhas desenvolvidas, conectando pessoas aos valores das marcas.

Essas estratégias ajudam a melhorar e aumentar a percepção de uma marca perante os seus concorrentes. Um exemplo disso são as campanhas de sustentabilidade promovendo projetos de reciclagem, produtos orgânicos e livres de substâncias químicas, reutilização de tecidos e peças usadas.

Gestão + RP

Os gestores são os profissionais responsáveis por trabalhar com suas equipes projetos de inovação de produto, novas cadeias de produção e distribuição, repensar quais insumos estão sendo utilizados e como substituir por opções que não causem mais danos ao planeta.

Já o papel dos profissionais de Relações Públicas é justamente fazer a ponte entre a gestão, o público interno e/ou externo da organização, garantindo que a mensagem institucional seja passada e recebida da forma correta, minimizando quaisquer riscos que possam ocorrer antes, durante e após o processo, para melhorar a comunicação e os relacionamentos, uma vez que os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre os impactos negativos causados pelas indústrias e exigem posicionamento e ações corretas das companhias sobre esse tema.

Regina Brito é graduada em Relações Públicas pela Faculdade Paulista de Comunicação (FPAC) do Grupo Campos Salles, possui mais de 5 anos de experiência em atendimento de clientes na comunicação 360 graus durante a faculdade e no mercado trabalhando com eventos corporativos, comunicação interna, gestão de crise e marketing digital em organizações como Clarion Events e Centro Cultural São Paulo.