Gente de verdade encanta! Por Neusa Medeiros.

A vida vai nos apresentando pessoas ao longo da caminhada. Seja no trabalho, nas relações sociais, onde moramos, não importa muito o local. O fato é que algumas permanecerão no coração, nas boas lembranças do convívio, longo ou curto, mas não na nossa vida.

Independente deste tempo, algumas seguirão conectadas pela alma.

São pessoas acima da média, que valem ouro e muitas vezes nem carecem de definição. Ajudam a desfazer os “nós”, um motivo forte para procurar manter sempre por perto. Elas unem todas as coisas, têm a palavra certa nos momentos mais delicados, são sensíveis e por si só ícones na vida.

Nestes casos, de empatia explícita, quando possível, devemos lançar a âncora e desfrutar da companhia. Poderiam ser chamadas de abrigo, de porto seguro, afinal são flor em meio aos espinhos e fazem a gente se sentir acolhida. São super-heróis? Não. São de carne e osso, mas revestidas de compaixão, doces na medida certa, sem serem enjoativas. Acreditam nos nossos planos, sabem ouvir, muitas vezes a mesma coisa repetidamente, mas não se cansam. Oferecem sempre o seu melhor!

Existem pessoas que se revelam mais pelos detalhes, pelo que não dizem, do que pelas palavras. Estão ali, para o que der e vier, sem compromisso de agradar, pelo simples fato de desejarem brotar onde são plantadas. O interessante é que elas nem sempre sabem destas qualidades.

Quantas pessoas inesquecíveis já passaram pelo seu caminho? Quantas permaneceram? Quantas souberam disso? O fato é que salvam sem perceber, simplesmente por nos querer bem. Sabem ser Sol, quando a vida está cinza e até entregam mais do que recebem, pois são grandes na sua essência e deixam marcas sem jamais ferir.

Aprecio quem apoia, mas amo quem diz “estou aqui, mesmo que tudo dê errado!”. Tem gente que de fato é aconchego. Que a vida multiplique essas pessoas pelo mundo, pois como já dizia a poetisa Cora Coralina, “nada do que vivemos tem sentido se não tocarmos o coração das pessoas”.

Neusa Medeiros é jornalista, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior. Sócia-diretora da empresa Edição 3 – Comunicação Empresarial, com diversificada atuação na área. Atuou, por vários anos, como assessora de imprensa e professora universitária na Unisinos, e como colunista no Jornal VS, do Grupo Editorial Sinos, onde segue como colaboradora.