Existe a outra. Por Neusa Medeiros.

Ela muitas vezes fica escondida, camuflada, mas atenta a tudo. Sempre encontra subterfúgios, estratégias para viver na sombra, afinal, não sobrevive só de aparências, nem tão pouco tem fôlego para estar presente no dia a dia. É capaz de ficar quase invisível, aguardando o melhor momento para se revelar.

Não sabemos exatamente quando nasceu. Do nada pode chegar e tomar conta, ultrapassar barreiras e avançar, sem limites, provocando recordações, imprimindo a sua marca, pois tem sentimentos dúbios.

A cada aparição desestabiliza, cria novos fatos, outras verdades, confunde. Ninguém segura quando decide avançar. Toma conta, enfrenta “feras feridas” e segue acreditando que é feita de certezas. Sabemos que não é bem assim, que nada é absoluto. Nem as verdades, pois tudo pode se transformar.

Tira o sono, quando insiste em prevalecer. Pode se revelar nos detalhes e surpreender mesmo os mais próximos. Tem crises de autoestima mas, como uma “fênix”, ressurge, mesmo quando não é chamada.

Subestimar a sua força, o seu querer, nem pensar, pois é capaz de rompantes e de estratégias inimagináveis para atingir os seus objetivos.

Ultrapassa limites e barreiras com tanta disposição que nada contém. E não queira desconsiderar os seus sinais. Afinal ela é muito íntima e conhece os detalhes.

Quanto mais se revela, mais descubro que da vida pouco sei! Engana-se quem pensa que é dissimulada. Na verdade, é despretensiosa, sorrateira, mas também certeira. O motivo talvez esteja no fato de nos conhecer muito mais do que imaginamos. E essa intimidade, falsa ou verdadeira, às vezes nos leva ao descompasso.

Como lidar com essa outra que habita dentro de nós? Desmistificando as suas estratégias, rompendo a barreira do medo que insiste em segurar o nosso “lado avesso”. Afinal, todos temos forças e fraquezas, que desconhecemos. Talvez tenha chegado a hora de conviver plenamente com todas as nossas versões.

Neusa Medeiros é jornalista, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior. Sócia-diretora da empresa Edição 3 – Comunicação Empresarial, com diversificada atuação na área. Atuou, por vários anos, como assessora de imprensa e professora universitária na Unisinos, e como colunista no Jornal VS, do Grupo Editorial Sinos, onde segue como colaboradora.