- Eu me proponho! Por Neusa Medeiros.

Não são desejos, nem sonhos. Falo de propósitos, de intenções reais e possíveis. Tudo que me jogue para cima, afinal, se emocionar com os dias, faz parte da felicidade. Talvez não seja fácil, mas desejo que tenha leveza.

Neste contexto, olho pelo retrovisor e vejo que tudo teve início lá atrás. Não falo de passado, é o acúmulo de experiências que me mantém de pé. Que os bons sentimentos – que trazem aquele quentinho no coração – sejam combustível para hoje e amanhã. Depois a gente vê. Nada de projetos infinitos, que nunca são concluídos. Quero tudo próximo de ser realizado, possível de ser imaginado, sem distanciamentos.

Na realidade, desejo ser o que sou capaz de me tornar. Quero voar, pois nada pode deter uma pessoa feliz. Portanto, me proponho a amar mais quem está perto e quem segue longe também. Exercitar a resiliência, administrar tudo com mais assertividade, com empatia e tolerância. Aceitar as diferenças e não julgar por isso. Seguir trabalhando com amor, através das palavras e das ações. Ser mais justa e tolerante com as minhas fraquezas.

Agradecer sempre que identificar um momento mágico. Saborear bem. Se morder, sem querer, que eu saiba ser generosa e assoprar. Ouvir sobre as dores e sorrir pelas conquistas. Seguir amiga dos amigos. Entre as metas, cuidar da saúde, das dores do corpo e da alma. Sentir compaixão e abraçar de verdade. Ler e escrever mais. Aumentar a cota de leitura. Seguir ouvindo muita música.

Valorizar o que tem valor. Se não soma, nem constrói, deixar ir. É o ciclo da vida. Ficar atenta ao fluxo do universo. Realizar um pouco por dia, de tudo o que me faça bem, e viver mais e mais vezes os momentos especiais, pois aprendi que mesmo que não faça nada, o destino seguirá agindo. Que a fé siga colada em mim, me protegendo dos embates da vida, para que suporte com desenvoltura o que tiver que ser. Que a felicidade vire rotina!

Neusa Medeiros é jornalista, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior. Sócia-diretora da empresa Edição 3 – Comunicação Empresarial, com diversificada atuação na área. Atuou, por vários anos, como assessora de imprensa e professora universitária na Unisinos, e como colunista no Jornal VS, do Grupo Editorial Sinos, onde segue como colaboradora.