Estar digital ou ser digital? Por Paula Ribeiro.

Share Button

Hoje, todos (ou quase todos nós) somos mobile, ou seja, vivemos nos nossos smartphones como se fossem a nossa primeira casa, onde temos tudo! Agenda, GPS, redes sociais, apps etc. Assim somos nós e assim é o consumidor de hoje! Mobile, hands on, smart… enfim, digital!

Ou seja, anglicismos digitais à parte, facto é que o consumidor de hoje é cada vez mais digital. E, por incrível que pareça, isto pode querer dizer que o cliente é cada vez mais proactivo e interativo, do que reativo. Senão vejamos:

Faz comparações antes de comprar e até usa simuladores. Passeia por blogs para ficar ainda mais esclarecido, comenta e recebe comentários. Forma opinião rapidamente e assume total controlo no seu processo de compra. Os cliques ficam reduzidos a dois ou três e o tempo de espera para aceder a um conteúdo não pode ultrapassar alguns segundos! Reina a impaciência!

Mesmo a experiência de compra offline é cada vez mais online. Na loja, pesquisamos preços online, ou pesquisamos o produto na loja e depois compramos online. Vamos à loja depois da pesquisa online, ou compramos online e levantamos na loja.

Escolhe-se marcas honestas e que ofereçam bons níveis de qualidade e, se a marca for fiel a este padrão e às suas expectativas, até autoriza-se que os seus dados sejam utilizados para a antecipação das suas necessidades de compra futuras.

As fronteiras caem ou nem sequer se levantam! Os consumidores de hoje são globais e os conteúdos também! Têm acesso a tudo e a sua última experiência interativa online fica memorizada e serve de referência para as próximas. Interagem com os chatbots, como se de pessoas reais se tratasse, ficam de coração cheio com as suas dúvidas esclarecidas e os seus desejos satisfeitos. Se querem saber mais, o ‘YouTube’ fornece tutoriais, passo-a-passo, ou até experiência acompanhada e o, já velhinho, ‘Dr. Google’ está sempre pronto para fornecer uma licenciatura em dois tempos!

Somos digitais, já não estamos apenas digitais. Usufruímos da comodidade da vida digital. Tudo se tornou mais prático, fácil, divertido, interessante, diversificado e, muito importante, rápido! Não há como voltar para trás neste processo. Somos digitais!

Entramos em 2020! Feliz Ano novo!

Abraço,

Paula Ribeiro
Head of marketing and communication at bloom up

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *