ESG PARA TODOS - Empresa humanizada dá chance para a Nova Economia. Por Livia Spiniella.

Empresas querem contratar X Pessoas que querem trabalhar.

Muitos se fala sobre já ser ESG, ou tem aquelas organizações que nem chegam perto do tema. Estamos em um verdadeiro gap no assunto. Isto porque nos últimos meses a importância do tema cresceu, sim, bastante – houve uma multidão de pessoas (conhecedoras ou não do assunto) que por verem um mar de vagas abrindo para o setor querem trabalhar com isso.

Estamos falando de 700 vagas no LinkedIn, contabilizadas no início do ano, e promessas de salário que variam de R$ 6.000,00 a R$ 35.000,00, segundo informações do Guia Salarial Robert Half 2023.

Mas uma queixa geral é que ainda pouco se contrata na área, pois as expectativas são diferentes: o que as pessoas que querem trabalhar nesse universo têm ainda a oferecer – pelo menos no que tange a experiência -, e o que as empresas já cobram de seus candidatos.

Estamos tratando das três letras da sigla traduzida ASG: Ambiental, Social e Governança.

Vejo uma ligação forte do momento das empresas com já terem abraçado possibilidades de mudança.

Claro que as empresas querem (e têm mesmo que querer) esses profissionais, mesmo que seja nas funções de estagiário ou de analista.

Mas minha visão aqui é que se o entendimento do ESG já entrou mesmo para as lideranças, (o famoso top-down), dar chance para potenciais perfis começando na área é uma possibilidade de atuar mais no eixo S.

Ninguém aqui está falando em mexer com as partes sociais de filantropia, ou benemerência, mas sim em mudar o sistema.

Na MundoSocial, quando fazemos uma consultoria de ESG, mostramos para a empresa que há uma demanda de ajustes de cultura. Por exemplo:

– Olhar para a mudança no longo prazo;

– Mexer e incorporar uma boa e justa gestão de pessoas;

– Construir ou expandir o negócio com respeito à sociedade.

E eu, mesmo quando uso de serviços terceirizados que complementam a ação, levo outros olhares comigo, valorizando parceiros e outras ações.

Para os públicos envolvidos, profissionais ou empresas; aqui ficam dicas – precisamos nos entender dentro da Nova Economia. E a contratação humanizada é parte disso!

Livia Spiniella, relações-públicas, especialista em sustentabilidade, trabalhou 15 anos em empresas B2B nos setores industrial, civil e de saúde. Em 2019 montou a Mundo Social, consultoria de Comunicação e Sustentabilidade que ajuda a implantar a nova realidade ESG e a divulgá-la para seus públicos.