EMPREENDEDORISMO FEMININO E COMUNICAÇÃO - Você é sua própria impostora? Por Alessandra Assumpção.

Se você vive duvidando de si mesma, não aceita suas conquistas e acredita que não é merecedora do seu sucesso e êxito perante todos os papéis que desempenha no dia a dia… sim você é sua própria impostora.

A síndrome do impostor é muito comum, principalmente em carreiras nas quais as pessoas são testadas a todo momento, em que precisam vender a todo custo e ainda atingir o sucesso de maneira rápida.

Como saber se você está se sabotando?

Dentre várias pesquisas e conversas com especialistas, cheguei a algumas conclusões para te ajudar a entender se você mesma é que vem podando o seu sucesso.

1 – Necessidade constante de se esforçar

Esforço excessivo é um dos comportamentos da pessoa com a síndrome. Ela busca fazer demais para justificar suas conquistas e por achar que sempre sabe menos que os outros.

Além disso, o perfeccionismo é usado para justificar o desempenho, mas ele causa esgotamento e ansiedade na pessoa que o usa todos os dias.

2 – Medo da exposição

Fugir de ser avaliada ou criticada é um comportamento que refere-se ao medo de se expor. Muitas vezes as escolhas são feitas evitando ser o centro das atenções.

3 – Autossabotagem

Acreditar que o fracasso é inevitável é algo comum para quem se sabota. A pessoa com a síndrome do impostor está sempre pronta para ser desmascarada e muitas vezes evita gastar energia para não ser julgada por outras pessoas.

4 – Procrastinação

Adiar tarefas e compromissos importantes é característica de uma pessoa procrastinadora. Na síndrome do impostor, é comum levar mais tempo para cumprir uma tarefa – tudo para evitar o momento de ser avaliado.

5 – Agradar Céus e Terra

Causar uma boa impressão é o ponto-chave para um impostor. Muitas vezes a pessoa chega a se sujeitar à situações humilhantes para agradar todos ao seu redor.

Quem nunca sofreu da síndrome do impostor? O próprio impostor, como diz Rejane Toigo, estrategista digital.

Todas nós passamos por momentos na vida em que nos cobramos ao ponto de sabotar nossas próprias ideias e sonhos.

Nós duvidamos do nosso potencial e achamos que não somos suficientes para todas as relações humanas e também ficamos cada vez mais críticas com nosso eu.

Não permita que a autocrítica te impeça de fazer o que quiser, de se tornar uma pessoa melhor. De fazer as coisas acontecerem.

Alessandra Assumpção é founder da Madame Conteúdo, uma empresa de produção de conteúdos, consultoria, mentoria e workshops de marketing de conteúdo para criação de textos criativos, autênticos e persuasivos. Apaixonada pelas palavras, é jornalista e copywriter que está em constante busca de inovação e da utilização das palavras que expressem a melhor comunicação de forma genuína e poderosa. Para saber mais sobre o seu trabalho, acesse: www.madameconteudo.com.br ou @madameconteudo ou  https://www.linkedin.com/in/alessandraassumpcaomkt