EMPREENDEDORISMO FEMININO E COMUNICAÇÃO - O algoritmo vem te dominando? Por Alessandra Assumpção.

Share Button

O algoritmo é uma sequência lógica, finita e definida de instruções que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa. É um código numérico que rege o funcionamento de um sistema – todo e qualquer sistema.

O Facebook utiliza um algoritmo para determinar como as postagens aparecem na sua timeline, quais anúncios são oferecidos, quais páginas são recomendadas e quais posts destas páginas aparecem para você. Não apenas o Facebook, o Google e outros sistemas utilizam centenas de fatores para determinar quem aparece primeiro nos resultados de busca.

Simples ou complexos, os algoritmos dão funcionamento também ao YouTube, à Netflix, ao Instagram, ao LinkedIn etc.

No caso do Facebook, o algoritmo é tão complexo que muda cerca de duas vezes por dia. Daí, vem a famosa frase do filósofo Pierre Lévy, especialista em cibercultura: “Ou você domina o algoritmo do Facebook ou ele te domina”.

Produção de conteúdos: como fazer?

Criar conteúdo relevante para o público vai muito além de se sentar à frente de uma câmera. Envolve um conhecimento profundo a respeito do algoritmo, redirecionando nosso comportamento e produção, a fim de nos adequarmos a este ditador de tendências que gera um padrão, desde como o título do vídeo deverá ser composto até o conteúdo em si. Isto vai determinar quem vai nos “achar” em suas buscas.

Mas… qual é o padrão para este ranqueamento algorítmico? Há neutralidade dentro de uma plataforma para que todos os seus usuários tenham a mesma chance de chegar ao topo? Partindo do pressuposto que a maioria dos algoritmos são criados por empresas privadas e cada empresa tem um objetivo diferente, é pouco provável que um algoritmo seja completamente neutro.

Deixe de ser refém do algoritmo!

Quando se tem uma marca com autenticidade e com produção de conteúdos de forma estratégica e planejada, é preciso também focar no interesse da audiência e no seu possível engajamento.

O algoritmo sempre será aplicado nas buscas e isso – sua presença competente na internet – vai garantir uma boa experiência do usuário, aumentar o reconhecimento da sua marca e impactar nos resultados do seu negócio. Dica: o ideal é você produzir sem colocar o algoritmo em primeiro plano, senão você se torna prisioneira dele e estará produzindo conteúdos pela quantidade e não pela qualidade que a sua audiência busca e admira.

Se tem dúvidas, entre em contato para que eu possa te ajudar a pensar o digital de forma estratégica.

Alessandra Assumpção é founder da Madame Conteúdo, uma empresa de produção de conteúdos, consultoria, mentoria e workshops de marketing de conteúdo para criação de textos criativos, autênticos e persuasivos. Apaixonada pelas palavras, é jornalista e copywriter que está em constante busca de inovação e da utilização das palavras que expressem a melhor comunicação de forma genuína e poderosa. Para saber mais sobre o seu trabalho, acesse: www.madameconteudo.com.br ou @madameconteudo ou https://www.linkedin.com/in/aleassumpcaomkt/.