Você já ouviu aquela frase “a união faz a força”?
Essa expressão é bem comum no meu ciclo de convívio. Sempre a ouvi e acreditei, entendia que realmente era real e fazia sentido. Desde filmes e seriados, quando as pessoas se unem em prol de algo ou até em histórias e vivências comuns, vi essa frase se tornando realidade.
“É só todo mundo puxar a corda para o mesmo lado, empurrar ou remar juntos, que a coisa acontece…”, falas como essa são comuns para tentar traduzir a expressão que citei. E em vários momentos da nossa vida é assim também: quando unimos os nossos esforços individuais, conseguimos ter um impulso e força maior no coletivo.
Nos últimos tempos vivi isso no meu trabalho.
Passamos por um intenso processo de rebranding – o que exigiu muitas horas de estudo, dedicação e também perseverança -, e precisávamos fazer a comunicação para o público externo. Já havíamos feito uma ação no final de 2022 para os colaboradores, mostrando algumas das novas atualizações da marca: a identidade visual, o propósito e pilares. Agora era a hora de comunicar para as outras pessoas.
Como nós já tínhamos passado pelo lançamento para o público interno, cumprindo com um dos tópicos mais importantes da comunicação (aquele, de avisar primeiro as pessoas “de dentro”, para depois avisar as “de fora”), as pessoas estavam animadas para ver a nova identidade visual externalizada e nós queríamos aproveitar esse momento para fortalecer ainda mais esse marco. Nós também sabíamos que o tempo era limitado para fazer o lançamento, especialmente por conta de outras prioridades e acontecimentos na empresa. Portanto, seriam duas semanas para executar a “virada de marca”.
Priorizamos os principais materiais visuais que seriam atualizados (site, redes sociais e ferramentas de ponto de contato com o público externo), assim como os recursos que precisaríamos. Separamos também as responsabilidades de cada integrante, deixando bem claro que aquela era uma ação que envolvia todos os colaboradores e que o fundamental era a força de cada um – nesse caso também, a rede social de cada um.
O nosso principal intuito era, ao mesmo tempo, engajar os colaboradores e conseguir alcançar o maior número de pessoas possíveis, de forma orgânica. E nós conseguimos fazer isso! A união fez a força e também o alcance.
Por meio da rede social LinkedIn, nós compartilhamos um vídeo comunicando a nova identidade visual e o novo propósito da empresa. Com 48 pessoas recompartilhando esse conteúdo, nós fomos capazes de criar um grande alcance que gerou mais de 2.800 impressões para diversos usuários da rede social. Em média, cada pessoa que compartilhou o vídeo, conseguiu impactar 58 pessoas diferentes.
Como outro canal atualizado foi o site, nós também tivemos um grande direcionamento para lá. Percebemos um aumento de 50% comparado com a média de acessos diários do site e, um tempo de permanência em página de mais de 2 minutos de 30 segundos.
Essa ação, além de todo o resultado positivo, reforçou ainda mais a frase de que a união faz a força. Em certos momentos da nossa vida, nós não temos recursos financeiros – ou qualquer outro – disponível. E nem sempre nós nos lembramos dos que são os mais importantes: os humanos. Esses são os recursos mais valiosos que nós, enquanto pessoas comuns, temos, seja para amizade, namoro, networking, relacionamento ou qualquer outra coisa. E, enquanto empresa, esse fator é primordial para todo e qualquer funcionamento da estrutura, independentemente qual seja, de fábrica de sapatos à startup de tecnologia. Todas as pessoas importam e ajudam muito no processo e resultado final.
As pessoas são os melhores recursos que podemos ter, em todos os momentos! Espero que você se lembre disso, seja para os seus relacionamentos ou para o seu trabalho. E também, que se lembre, de que tudo comunica. Portanto, cuidado com a forma que você responde (ou não responde) para as pessoas ao seu redor.
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Bárbara Calixto é graduada em Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e possui MBA em Marketing pela USP/Esalq. Atualmente, desempenha a função de Analista de Marketing em uma Govtech (Portabilis) e já trabalhou em agências de comunicação, no segmento varejista e indústrias. Além disso, é uma pessoa que ama cozinhar, apreciar a natureza e está sempre disponível para uma boa conversa.